Jogadores PT

As 10 vendas mais caras da história do Chelsea

As 10 vendas mais caras da história do Chelsea ActionPlus / Icon Sport

Os últimos dois mercados de transferências foram muito fortes para o Chelsea, existindo dois anos consecutivos como a equipa que mais despesas teve na compra de jogadores. Porém, a equipa também sabe vender e destacamos assim as 10 maiores vendas da equipa inglesa.

10. Romelu Lukaku

O avançado mais cobiçado das últimas temporadas e com mudanças constantes de equipa fez, em 2014/15, uma das melhores vendas da equipa do Chelsea, realizando uma transferência para o Everton por 35,36 milhões de euros. O internacional belga tem viajado entre várias equipas, mas realizou 59 partidas no Chelsea, um número curto para o que se esperava do avançado. Todavia, levou consigo 15 golos marcados e 3 assistências, mas, face à sua falta de adaptação à equipa, mudou de ares.

Olhando para o seu perfil, destacam-se os empréstimos realizados do Chelsea até à sua venda, voltando a adquirir o passe do jogador em 2021 por 113 milhões de euros, mas que continua a ser um jogador com sucessivos empréstimos. Na verdade, Lukaku já movimentou 339 milhões apenas com as suas transferências, mas a verdade é que foi apenas no Inter de Milão que mais se destacou.

9. Tammy Abraham

O atual avançado aos comandos de José Mourinho na Roma foi, em 2021/2022, o avançado que realizou a venda mais cara do Chelsea no passado recente. A troco de 41 milhões de euros o jovem de 23 anos rumou à Itália, sendo um jogador com uma margem de progressão acima da média. O internacional inglês já dava nas vistas desde os sub-18 do Chelsea, passando por todas as camadas e sendo ainda um avançado com 82 partidas realizadas na equipa principal, destacando-se os 30 golos e 12 assistências. A sua qualidade é inegável e a mesma representou uma grande venda para a Roma, destacando-se que o jogador ajudou a equipa a vencer a Liga dos Campeões, a Supertaça da UEFA e, também no seu palmarés, conta com 2 Youth Leagues.

8. Matic

Nemanja Matic foi mais uma estrela no Chelsea que passou também pelo Benfica. Em 2017/2018, após passagem com sucesso pelo clube encarnado, o Chelsea venceu o jogador ao Manchester United, a troco de 44,70 milhões de euros. O sérvio, com épocas sempre a grande nível e sempre um exemplar no eixo defensivo do meio-campo, esteve presente durante 2 temporadas no Chelsea. Neste caso, realizou 154 partidas pelo clube inglês antes de rumar ao rival, marcando por 7 vezes e assistindo 19. Todavia, Matic foi muito importante na história da equipa, tendo ajudado a conquistar:

  • 3 Campeonatos da Premier League;
  • 1 Taça da Liga da Inglaterra;
  • 1 Taça de Inglaterra.

7. Juan Mata

Na época 2013/2014 Juan Mata foi um dos jogadores mais sondados e procurados no mercado, estando a viver momentos de grande qualidade. Com 25 anos o espanhol rumou ao Manchester United, a troco de 44,73 milhões de euros. O médio ofensivo tinha muita qualidade no seu passe e finalização, passando do Valência para o Chelsea em 2007. Todavia, um jogador que hoje conta com 650 partidas, realizou 278 na Premier League, registando 52 golos e 63 assistências. Aos comandos do Chelsea, o espanhol conquistou:

  • 1 Liga dos Campeões;
  • 1 Liga Europa;
  • 1 Taça de Inglaterra.

6. David Luiz

Mais um brasileiro no topo das vendas do clube, este com passagem pelo Benfica e com muito sucesso. David Luiz está no topo das vendas da equipa inglesa por conta de um negócio realizado em 2014/2015 com o PSG, clube que pagou 49,50 milhões pelos seus serviços. David Luiz, formado no EC Vitória e com passagem pelo Benfica antes da viagem para a Inglaterra, tornou-se um central muito procurado pelas suas excelentes características, tornando-se internacional pelo Brasil com toda a naturalidade. Para quem não se recorda, o brasileiro realizou 248 partidas pelo Chelsea, marcando por 18 vezes e assistindo 12, excelentes números para um defesa central. Hoje, com 36 anos, o mesmo representa o Flamengo, pela terceira época consecutiva.

5. Oscar

Infelizmente para a sua carreira, Oscar foi um jogador com enorme sucesso no Chelsea, mas o dinheiro foi a sua escolha e rumou à China em 2017, acabando por si só o seu nome de fazer furor pelos adeptos brasileiros. Durante quatro temporadas, o médio ofensivo esteve ao grande nível na Inglaterra, conquistando diversos títulos que lhe valeram várias internacionalizações pela seleção do Brasil (48). Neste caso, o valor da sua transferência foi de 60 milhões de euros em 2019, um valor já bastante satisfatório.

Na equipa inglesa, Oscar realizou 203 partidas, marcando por 38 vezes e assistindo 37. Em termos de títulos, o ex-Internacional e São Paulo conquistou:

  • 2 Campeonatos da Premier League;
  • 1 Liga Europa;
  • 1 Taça da Liga de Inglaterra.

4. Diego Costa

Um dos avançados mais temidos da Europa, protagonizou em 2017/2018 uma das maiores vendas de sempre do clube, transferindo-se para o Atlético de Madrid a troco de 60 milhões de euros, clube onde manteve a sua história e a sua enorme qualidade. O brasileiro, hoje com 34 anos e presente no Botafogo, foi um dos avançados mais fortes naquele tempo, sendo um adversário que nenhum jogador queria enfrentar. Todavia, após várias épocas no Atlético de Madrid não conseguiu os números que conquistou no Chelsea, mas manteve-se sempre a excelente nível, saindo do clube inglês com 120 partidas realizadas, 59 golos e 23 assistências para golo.

3. Mason Mount

O internacional inglês formado no Chelsea viu a sua transferência a passar para as maiores vendas do Chelsea da história. O jovem de 24 anos realizou a sua transferência para o Manchester United a troco de 64,2 milhões de euros. O médio é hoje uma grande venda e após vários empréstimos por parte do Chelsea, entre Vitesse e Derby, o jogador afirmou-se na equipa principal e tornou-se um destaque.

Assim sendo, aproveitou a oportunidade de vingar no rival e viaja assim até Manchester, deixando para trás as seguintes conquistas:

  • 1 Liga dos Campeões;
  • 1 Mundial de Clubes;
  • 1 Supertaça da UEFA;
  • Liga dos Campeões sub-19;
  • Liga dos Campeões sub-18.

2. Kai Havertz

O médio ofensivo de 24 anos é hoje jogador do Arsenal após protagonizar a segunda maior venda da equipa do Chelsea, num negócio realizado no mais recente mercado de transferências. O alemão esteve duas temporadas nos Blues, onde venceu a Liga dos Campeões e a Supertaça da UEFA, mas nunca foi muito feliz na equipa. Leva assim consigo 139 partidas realizadas com 32 golos e 15 assistências.

A troco de 75 milhões de euros, o jovem volta a trocar de equipa (custou 80 milhões de euros ao Chelsea aquando da compra ao Leverkusen) e poderá agora ser o momento da sua afirmação na Premier League. Para quem não se recorda, Havertz realizou épocas de enorme qualidade na Bundesliga foi o jogador mais jovem de sempre a realizar 50 jogos apenas com 18 anos.

1. Hazard

O belga de 29 anos protagonizou a venda mais cara de sempre da equipa do Chelsea, numa movimentação para o Real Madrid. Embora o seu nome agora seja apenas para abordar as más recordações do jogador, com épocas consecutivas sem jogar, a verdade é que nos tempos do Chelsea era um jogador extraordinário e com tudo para ser um dos melhores do mundo.

Com mais de 120 internacionalizações pela seleção da Bélgica, Eden Hazard é hoje um jogador sem equipa, após ter terminado o seu contrato com a equipa espanhola. Com o seu futuro incerto, a sua história não pode ser apagada. O antigo jogador do Chelsea protagonizou momentos de grande excelência na Inglaterra e leva no seu currículo, além dos diversos títulos conquistados no Real Madrid:

  • 2 Campeonatos ingleses;
  • 2 Ligas Europa;
  • 1 Taça de Inglaterra;
  • 1 Taça da Liga Inglesa.

Entre os vários títulos conquistados no Real Madrid e Chelsea, vale lembrar que o jogador começou a ter um enorme sucesso ainda aos comandos do Lille, equipa francesa onde fez grande parte da sua formação.

Foto: IconSport / ActionPlus