Jogadores PT

Escândalo: Manchester City pode descer de divisão

Escândalo: Manchester City pode descer de divisão

Pep Guardiola e a direção do Manchester City vivem momentos pouco felizes no clube, onde após uma investigação muito longa e pormenorizada poderá ditar um futuro bastante negro para o clube inglês. Em jogo está uma possível descida de divisão, algo semelhante ao que aconteceu à Juventus há poucos anos, na Itália.

Clubes exigem descida de divisão para Manchester City

Aperta-se o cerco para a equipa de Bernardo Silva e Rúben Dias. Em causa está uma investigação muito longa e com critério muito agressivo, onde os factos deverão ser confirmados em breve e, tendo a liga a certeza do sucedido, poderá ditar uma descida de divisão para o campeão nacional inglês.

O bicampeão inglês, Manchester City, poderá assim descer de divisão, algo que ainda será estudado com toda a certeza e, na verdade, não deverá acontecer, mas os clubes da Premier League estão juntos neste pedido, pois acham curto levar o clube a pagar apenas uma multa.

O que está em causa na equipa de Pep Guardiola

Os factos remontam-se a 2008 e 2018, onde o Manchester City é acusado de irregularidades, incluindo a violação do conhecido fair play financeiro. Além de ser acusado de irregularidades, o clube negou-se a colaborar nas investigações a partir de 2018, piorando a situação que por si só já é bastante negativa.

A Premier League tornou-se assim publico a acusação da violação das regras financeiras, num número superior a 100 situações, nos anos anteriormente citados. Segundo a liga, o Manchester City é acusado de falhar e omitir a situação financeira do clube, falhando na remuneração dos treinadores e jogadores, como o não cumprimento do fair play financeiro e ainda a nega de cooperação da investigação iniciada pela Premier League.

O que poderá acontecer à equipa de Rúben Dias e Bernardo Silva

Ainda que seja muito radical uma possível expulsão da Premier League, a verdade é que os clubes que nela residem exigem que o mesmo aconteça, mas seria a punição mais grave. Ao que consta, o Manchester City poderá ter que pagar uma multa, mas também perder os títulos conquistados entre os anos de 2008 e 2018, que foram vários. Além disso, poderá perder pontos na atual época.

Vale salientar que não é a primeira que vez que o Manchester City não cumpre todas as regras existentes em lei, pois já foi banido da Liga dos Campeões por ausência do Fair Play Financeiro, nas épocas de 2020/21 e 2021/22.

Manchester City alega surpresa dos factos

Foi lançado um comunicado por parte do Manchester City onde cita surpresa pelas alegadas violações das regras da Premier League, realçando que exige uma revisão do assunto por uma comissão independente da Premier League, em prol de zelar pelas evidências.

Face à exigência de uma comissão independente, a mesma poderá, em caso de confirmação dos fatores:

  • Suspender o clube de jogar jogos do campeonato
  • Deduções de pontos
  • Recomendar ao conselho que os jogos do campeonato sejam reproduzidos
  • Recomendar à direção que a liga expulse o clube inquirido
  • Cancelar ou recusar o registo de jogadores
  • Punição condicional
  • Condenar o clube a pagar as despesas
  • Fazer outro ajuste que achar conveniente