Lista de jogadores portugueses contratados na Arábia Saudita
- Updated: 16/01/2024

Embora o grande nome falado na Arábia Saudita seja Cristiano Ronaldo, a verdade é que a lista de portugueses contratados da atual época é superior ao esperado. Assim sendo, falamos neste artigo de todos os reforços já oficiais de nacionalidade portuguesa.
Futebol português presente na Arábia Saudita
O futebol europeu está a ser muito procurado naquele país, existindo um forte investimento para dar mais credibilidade ao futebol da Arábia Saudita. Os portugueses estão a ser aliciados a rumar para aquele país, onde a chegada de Cristiano Ronaldo criou uma maior rampa de acesso. Todavia, o avançado português não foi o primeiro nome a ser estreado na Saudi Pro League.
Lista de jogadores portugueses contratados para 2023/2024
O campeonato da Arábia Saudita conta vários reforços portugueses, onde os seus nomes chegaram no mercado verão e todos eles aliciados por salários muito atrativos. Embora se afastem de competições como a Liga dos Campeões, o dinheiro falou mais alto e a continuidade das suas carreiras passa por aquele país. O número de portugueses na Arábia Saudita é agora de 9 jogadores, sendo eles:
Cristiano Ronaldo
Embora Cristiano Ronaldo seja o grande nome e aquele que mais impacto causou, o mesmo não foi o primeiro a pisar os palcos da Saudi Pro League. Ainda assim, foi o jogador com maior impacto e a contratação por parte do Al-Nassr foi uma surpresa, principalmente pelos valores negociados, astronómicos em termos de salário.
O nome do português já está presente na Arábia Saudita desde a temporada passada, estando assim no seu segundo ano com a camisola da equipa, mas sem vencer ainda o campeonato. Vale salientar que o seu contrato termina no final da presente temporada e ainda não há notícias sobre o seu futuro.
Rúben Neves
Foi uma surpresa a sua ida para este campeonato, mais por conta sua idade. Rúben Neves rumou assim até aquele país com uma idade de 26 anos, sendo pouco comum quando se pensa na possibilidade de perder a sua progressão de carreira. Aliás, falamos de um jogador que abandonou a Premier League a pensar nos valores oferecidos.
O internacional português e ex-FC Porto representa o Al-Hilal, onde já realizou diversos jogos e é uma das grandes opções disponíveis para a equipa de Jorge Jesus, o seu atual treinador.
Negócio Fechado 🤝
Rúben Neves 🇵🇹 deixa o Wolverhampton e reforça o Al-Hilal numa transferência avaliada em cerca de 55 Mi/€ 💰
🗞️ @MatteMoretto pic.twitter.com/KgJLnbn8o8
— Mercado a Mexer (@imatemynameis1) June 18, 2023
Otávio
O luso-brasileiro foi um dos últimos portugueses a rumar à Arábia Saudita, após deixar o FC Porto. O internacional da seleção de Portugal rumou à equipa de Cristiano Ronaldo e aumentou assim a qualidade do meio-campo ofensivo da equipa do Al-Nassr. Com apenas 28 anos, Otávio deixou para trás os interesses futebolísticos e aceitou uma mudança perante os milhões oferecidos pela sua nova equipa, sendo um jogador bastante regular.
Jota
O jovem formado no Benfica rumou aos 24 anos para um campeonato pouco apelativo, deixando para trás o seu grande nível que apresentava no Celtic. O extremo-esquerdo assinou pelo Al-Ittihad Club até 2026, o que indica que passará as suas próximas temporadas pela Arábia Saudita.
Tozé
O campeão nacional pelo FC Porto rumou até à Arábia Saudita com os seus 30 anos, sendo jogador do Al-Hazem SC e titularissimo na equipa. Após passagens pelo FC Porto, Vitória de Guimarães, Estoril, Moreirense e o Al-Nasr do Qatar, o médio ofensivo natural de Forjães rumou para o campeonato milionário, podendo no final da temporada renovar ou rumar a outros palcos, face ao término do mesmo.
Fábio Martins
O ex-jogador do Braga já tinha estado na Arábia Saudita antes do boom do campeonato e da chegada de Cristiano Ronaldo. Todavia, a sua carreira foi de constantes mudanças e apenas em janeiro de 2023 voltou a assinar por uma equipa deste campeonato. Neste caso, o médio ofensivo de 30 anos é jogador Al-Khaleej FC até ao final da presente temporada.
Vale relembrar que Fábio Martins já passou por várias equipas, entre a formação do FC Porto, escolas do Padroense, Vila das Aves, Paços de Ferreira, Braga, Chaves, Famalicão, Al-Shabab e o Al-Wahda. Poderá o jogador mudar de equipa no final da temporada?
Ivo Rodrigues
Após duas temporadas muito satisfatórias por parte de Ivo Rodrigues no Famalicão, o mesmo optou por viajar até à Arábia Saudita, em busca dos milhões que pretendia. Sem sucesso nas várias equipas pelas quais passou, o jogador formado no FC Porto tem contrato válido até 2025 pelo Al-Khaleej FC.
André Moreira
Uma carreira pouco satisfatória em termos de estabilidade para André Moreira fizeram o mesmo rumar a outros palcos. Afinal, André Moreira formou-se no Ribeirão, mas rapidamente chegou ao Atlético de Madrid. Porém, passou por sete empréstimos pela equipa espanhola, nunca tendo sido uma aposta na La Liga. Entre Portugal, Inglaterra e Turquia, a última viagem foi para a Arábia Saudita, usufruindo de um contrato com o Al-Raed SFC.
Pedro Rebocho
Formado no Benfica, Pedro Rebocho sempre mostrou características interessantes, mas nunca se conseguiu afirmar para chegar à equipa principal da equipa encarnada. Com passagens pelo Guingamp, Moreirense, Besiktas, Paços de Ferreira e o Lech da Polónia, o lateral esquerdo de 28 anos está agora aos comandos do Al-Khaleej FC com vários colegas portugueses, onde o seu contrato é válido até ao final da presente temporada, mas tem mais um ano de opção.
Kévin Rodrigues
Há mais um português a rumar à Arábia Saudita, desta vez para o Al Qadisiya. Kévin Rodrigues, que havia rescindindo em dezembro pelo Adana Demirspor ruma assim ao campeonato Árabe, tornando-se mais uma referência portuguesa naquele país. O lateral esquerdo de 29 anos passa assim por mais uma experiência, destacando-se que o mesmo nunca jogou em Portugal em toda a sua carreira. Todavia, é formado no Toulouse e passou por equipas como o Dijon, Sanse, Real Sociedad, Leganes, Eibar, Rayo VM, e, por fim, o Adana.
Kévin Rodrigues reforça o Al-Qadsiah, da Arábia Saudita.
O lateral português estava livre, após rescindir com o Adana Demirspor. pic.twitter.com/svloSI5cQd— Diário de Transferências (@DTransferencias) January 31, 2024
Quem será o próximo português a rumar à Arábia Saudita?
Foto: © Icon Sport / DeFodi Images

Apaixonado por futebol e pela escrita, abraçou com muito prazer o mundo digital e procura oferecer a melhor qualidade de conteúdo. Além do futebol, um criador de conteúdo em diversos temas, onde estuda e analisa para dar o melhor resultado aos leitores.