Jogadores PT

PSG: Aumentam os problemas na equipa de Lionel Messi

PSG: Aumentam os problemas na equipa de Lionel Messi Icon Sport

A capacidade de resolução dos problemas na equipa francesa estão a ficar cada vez mais difíceis e são colocados em cima da mesa vários nomes para terminar com a má performance do PSG, não só na Ligue 1, como também na Liga dos Campeões, permanecendo a ambição de vencer, mas a falta de capacidade com tamanha qualidade no plantel. De facto, uma novela francesa com possibilidade de vários episódios.

Pochettino deixou um legado difícil?

Os números do antigo treinador da equipa do PSG não foram deveras interessante para as oportunidades e ambição criadas para esta equipa, onde uma vez mais os investimentos em prol da Liga dos Campeões foram em vão.

Contudo, Pochettino abandonou o cargo com um campeonato vencido, uma Supertaça e a Taça da França, destacando-se as 55 vitórias em 84 partidas disputadas enquanto treinador.

Christophe Galtier chegou assim para os comandos do PSG sem ter um legado difícil para ultrapassar, principalmente quando foi recheado de grandes jogadores (ainda que pouco tenham demonstrado). Contudo, mantém-se o mesmo problema.

Lugar de Christophe Galtier em risco?

Foi bastante notório que após a eliminação da Liga dos Campeões pelo Bayern de Munique que existiu muita indignação por partes dos jogadores, como foi o caso de Mbappé.

Todavia, não é apenas a Liga dos Campeões que deixa os adeptos e presidente descontentes por Galtier, pois os problemas estão a ser notórios também na Ligue 1, mesmo com a primeira posição garantida até ao momento.

Assim sendo, após nova derrota do PSG no campeonato francês, Galtier está em risco de perder o seu lugar, ainda que o objetivo da direção passe por aguentar o treinador até ao final da época e assim iniciar o processo de forma mais simples.

Curto ciclo, curtas conquistas

Galtier entrou para os comandos do PSG a 5 de julho de 2022, onde a sua contratação foi pensada para conquistar todas as competições internas e na Liga dos Campeões, ainda que neste último os adversários fossem mais exigentes. A equipa francesa tinha assim em mente uma equipa de sonho e com ambição de erguer um título tão esperado, do qual acabaram por ser eliminados numa fase bastante preliminar para as suas exigências.

O treinador, que vive na quarta equipa francesa, conta com uma taxa de vitória de 70%, mas infelizmente os 30% de derrotas ou empates tiveram problemas relevantes, estando já de fora de todas as competições, exceto na Ligue 1. Nesta, o PSG de Lionel Messi conta com 66 pontos, mais 7 do que o Marselha, segundo classificado, mas tem perdido terreno e faltam muitos pontos em disputa. Com a derrota no passado fim de semana, frente ao Rennes, por 0-2, os problemas aumentaram e são vários os adeptos que questionam a permanência do treinador campeão pelo Lille na época de 2021.

Em França garantem que Christophe Galtier tem o seu lugar garantido até ao final da época, mas não deverá continuar nos comandos. Mesmo com contrato para mais um ano, a sua saída deverá ser iminente.

Currículo de Christophe Galtier

Para quem desconhece o passado do treinador, deve saber que Galtier está a realizar no PSG o seu quarto contrato com uma equipa francesa, tendo assim passado pelo Saint-Étienne, Lille, Nice e, agora, Paris Saint-Germain. Como treinador, venceu a Taça da Liga pelo Saint-Étienne, a Ligue 1 pelo Lille a Taça de França (Runner-up) pelo Nice e, ainda, o Troféu de Campeões pelo PSG na presente época desportiva (2022-2023).

Foto: © Icon Sport