Como se saíram os últimos portugueses na Premier League?
- Updated: 18/09/2023
Cada vez mais o futebol português começa a ser uma montra para o futebol europeu, com os portugueses a serem os escolhidos para rumar às grandes equipas, como o caso da Premier League. Vamos assim analisar o sucesso dos portugueses neste campeonato!
Os últimos portugueses na Premier League com bastante sucesso
Entre os vários nomes que trocaram os seus projetos pelo melhor campeonato do mundo, destacamos as últimas transferências mais importantes para as equipas, podendo ou não ainda estar presentes nas mesmas ao momento. Porém, destaca-se desde logo dois jogadores que, ao momento, tornam-se os jogadores mais perto do número de títulos de Cristiano Ronaldo ou Nani.
Bernardo Silva
Formado no Benfica, Bernardo Silva foi um dos jogadores-chave nas últimas temporadas para Pep Guardiola. Embora não tenha trocado o Benfica pelo Manchester City, a verdade é que a sua passagem pelo Benfica e Mónaco foram importantes para a evolução do médio ofensivo. Hoje é considerado por muitos um dos melhores médios ofensivos do mundo e é um dos portugueses com mais títulos conquistados no campeonato inglês. Bernardo Silva está presente no Manchester City desde 2017, tendo já saído do Benfica em 2015.
Rúben Dias
Assim como o seu colega Bernardo Silva, Rúben Dias é um dos portugueses com mais títulos conquistados no campeonato inglês, pois são colegas da equipa de Pep Guardiola. Porém, Rúben Dias foi um defesa central que trocou as cores vermelhas do Benfica diretamente pelas azuis do Manchester City, negócio esse realizado em 2020. O internacional português é um dos pilares do eixo defensivo, já tendo carregado por diversas vezes a braçadeira de capitão da equipa inglesa.
João Cancelo
Embora a sua estadia tenha terminado no Manchester City da pior forma possível, tendo sido dispensado pelo treinador, a verdade é que o internacional português viveu vários momentos de felicidade em Inglaterra, tendo alcançado vários títulos e disputado ao mais alto nível as competições nacionais e internacionais. A sua grande evolução passou pelas mãos de Pep Guardiola, presente no clube desde 2019. Destaca-se que o jogador saiu do Benfica ainda em 2015, tendo passado pelo Valência, Inter de Milão e Juventus.
João Moutinho
O agora jogador do Braga foi, durante várias épocas, o mestre do meio-campo na Inglaterra, onde mesmo os seus 35 anos não foram suficientes para deixar para trás a sua qualidade e experiência. Na verdade, João Moutinho foi uma das referências do Wolves durante toda a sua estadia por lá, sendo bastante importante nos objetivos da equipa, como a luta pela permanência no top-8 daquele campeonato.
Para quem não se recorda, João Moutinho transferiu-se para a Inglaterra após ser campeão pelo Mónaco, onde nesse momento dividia balneário e campo com Bernardo Silva.
Rúben Neves
Formado na sua totalidade no FC Porto, o médio defensivo rumou à Inglaterra em 2017 e foi lá que progrediu e tornou-se um jogador muito importante no Wolves, fazendo parte do grande lote de jogadores portugueses na equipa. Após quatro anos de carreira por Inglaterra ao mais salto nível, dando-lhe a possibilidade de se tornar internacional português, o jogador rumou no mais recente mercado de transferências para a Arábia Saudita, pondo um ponto de final no sucesso desportivo naquele país.
Diogo Jota
O médio ofensivo formado no Gondomar e Paços de Ferreira, mas também com uma pequena passagem pelo FC Porto, é uma das referências do ataque da equipa do Liverpool que, até à sua lesão, era um jogador importante e realizava momentos eficazes que ajudava nos resultados da equipa treinada por Klopp. A sua passagem positiva pelo Wolves ajudou ao jogador a limar os seus problemas e tornou-se um jogador muito forte, sendo hoje importante para a equipa do Liverpool e um jogador com rótulo de sucesso.
Diogo Jota 🔴
Despite starting the first two league games, Jota has not started the recent two.
He was used fairly frequently in the UCL, and may be the preferred starter for Europa League games this season.
Liverpool are heavy group favourites and can be free-scoring. pic.twitter.com/5vf7iOHihi
— FootballEconomist (@FootballEcon_) September 9, 2023
Bruno Fernandes
Bruno Fernandes foi formado no Infiesta e no Boavista, mas foi nos palcos da Série A da Itália que demonstrou as suas qualidades, merecendo uma contratação por parte do Sporting CP. Após duas épocas ao mais alto nível em Portugal, o jogador abriu as portas a outros projetos e rumou até à Inglaterra para ser jogador do Manchester United.
O médio ofensivo rapidamente tornou-se um jogador importante e, mesmo já tendo trocado de treinador, mantém-se importante, sendo um dos jogadores com mais proteção por parte da direção, merecendo mesmo a braçadeira de capitão. Embora só tenha vencido uma Taça de Inglaterra e sido considerado o jogador da época, Bruno Fernandes é um caso de sucesso em Inglaterra.
João Palhinha
Embora só esteja presente desde a época passada na Premier League, João Palhinha é um dos jogadores com mais referências positivas na Inglaterra. O ex-jogador do Sporting esteve muito próximo de rumar ao Bayern de Munique pelos excelentes números que alcançou no Fulham, mas o negócio não se concretizou. Todavia, tem todas as características para continuar o seu sucesso por terras inglesas.
🚨 João Palhinha has informed Fulham that he wants to leave the club and join Bayern Munich in January and that he expects them to give him the green light in the new year.
(Source: teamtalk) pic.twitter.com/xYyA4kOLna
— Transfer News Live (@DeadlineDayLive) September 10, 2023
Jogadores portugueses que rumaram à Inglaterra em 2023/2024
Com o novo campeonato a começar, vale a pena olhar para os portugueses que rumaram no último mercado de transferências para a Premier League, percebendo-se em breve se são jogadores para criar ou não impacto, como alguns dos referidos. Assim sendo, eis as transferências mais recentes de Portugal para a Inglaterra:
- Matheus Nunes (Ex-Sporting) troca o Wolves pelo Manchester City;
- Beto (Ex-Portimonense) saída para o Everton;
- Chermiti (Sporting CP) saída para o Everton;
- Nuno Tavares (Ex-Benfica) saída para o Nottingham Forest;
- Diego Moreira (Ex-Benfica) de regresso ao Chelsea;
- André Vidigal (Marítimo) saída para o Stoke City.
Outros portugueses que tiveram na Premier League
Olhamos rapidamente para a história de jogadores portugueses na Premier League e, retirando o sucesso a nível de títulos, juntamos os nomes mais importantes que por lá passaram, destacando-se o número de jogos que, por si só, demonstra a importância dos jogadores nas equipas pelas quais passaram:
- Luís Boa Morte;
- Cristiano Ronaldo;
- José Fonte;
- Cédric Soares;
- Nani;
- Paulo Ferreira;
- Ricardo Carvalho;
- Bosingwa;
- Rui Patrício;
- Ricardo Pereira;
- Nélson Semedo;
- Pedro Neto;
- Ricardo Vaz Tê;
- Daniel Podence;
- José Sá;
- Abel Xavier.
Apaixonado por futebol e pela escrita, abraçou com muito prazer o mundo digital e procura oferecer a melhor qualidade de conteúdo. Além do futebol, um criador de conteúdo em diversos temas, onde estuda e analisa para dar o melhor resultado aos leitores.
Veja aqui: Jogos de futebol na tv hoje