A Alemanha era dada como favorita por alguns comentadores, mas ninguem esperava que o resultado final fosse 7-1, favorável à Alemanha.
A equipa sul-americana, que não alinhou com Neymar por lesão e Thiago Silva castigado, viu entrar para os seus lugares, Bernard e Dante respetivamente.
O “massacre” alemão começou logo aos 11 minutos, quando Kross bateu o pontapé de canto, e a defesa canarinha deixou Muller completamente à vontade, que só teve de encostar para o 1-0. Depois disso, Klose tornou-se o melhor marcador de sempre da história de Mundiais, marcando o seu 16º golo, ultrapassando o “fenómeno” Ronaldo que tinha 15. O Brasil, sem reação, viu os germanicos marcarem mais três golos, para além dos 2 já marcados, em 6 minutos. Primeiro Kross aos 24 e 26, depois Khedira aos 29. Estava feito o resultado do primeiro tempo, 5-0. No segundo tempo, entrou Schurrle que marcou mais 2 golos, um aos 69 minutos, e outro 10 minutos depois. Óscar marcou o golo de honra aos 90 minutos, fixando o resultado final em 7-1.
A canarinha sofreu a maior derrota de sempre na sua história, e a Alemanha irá esperar pelo seu adversário na final, que irá resultar do embate entre Argentina e Holanda.