A atravessar uma crise financeira, agravada pela pandemia do Covid-19, o Grémio de Porto Alegre centra atenções na Europa e em eventuais encaixes extraordinários de tesouraria com possíveis transferências de jogadores que passaram pela formação do clube.
É o caso de Alex Telles, lateral do FC Porto que começou por ser associado ao Chelsea e, mais recentemente, entrou também na órbitra do Paris Saint-Germain. O jogador de 27 anos fez grande parte da formação no Juventude EC e passou pelo Grémio em 2013 antes de rumar ao Galatasaray.
Um negócio envolvendo Alex Telles permitiria a Juventude e Grémio um encaixe financeiro referente ao Mecanismo de Solidariedade da FIFA, que prevê uma percentagem de 0,57 do valor da transferência para os clubes que contribuíram para a formação do jogador.
Em circunstâncias semelhantes estão Tetê, avançado do Shakhtar Donetsk que está na mira da Roma, de Paulo Fonseca, e Fernando Marçal, lateral ex-Benfica que representa o Lyon, ou ainda Douglas Costa (Juventus) e Arthur (Barcelona), são, segundo o Globoesporte, alguns casos que deixam os dirigentes do Grémio na expetativa sobre um possível encaixe financeiro no mercado do próximo verão.