As 10 maiores vendas de sempre do futebol brasileiro
- Updated: 24/09/2023
O mercado de transferências tem alcançado números muito elevados nos últimos anos, mas já há vários anos que o futebol brasileiro tem marcos históricos em termos de vendas para a Europa. Conheça assim a lista das 10 maiores vendas de sempre do futebol brasileiro.
10 – Denilson
Denilson foi um internacional brasileiro durante vários anos, com a sua estreia em 1996. O extremo esquerdo brasileiro surge na listagem com uma transferência realizada para Espanha, a fim de representar o Bétis. Embora o seu valor tenha sido alto, o jogador disputou 165 partidas na La Liga, mas nunca se destacou, acabando por voltar ao Brasil em 2000 emprestado, para representar o Flamengo. Todavia, o negócio entre o São Paulo e Bétis realizou-se num valor de 31,50 milhões de euros, sendo o primeiro grande negócio no futebol brasileiro.
O extremo, hoje com 46 anos, passou pelo São Paulo, Bétis, Flamengo, Bordéus, Al-Nassr, Dallas, Palmeiras, Itumbiara, Hai Phong e Kavala, tendo aí pendurado as chuteiras. Todavia, voltou em 2022 para dar a sua despedida, sendo um jogador da Íbis. O conhecido brasuileiro representou a seleção do Brasil por 61 vezes, mas destaca-se na sua carreira os seguintes títulos:
- Campeonato do Mundo de 2002;
- Copa América de 1996;
- Taça das Confederações em 1997;
- Taça de Espanha pelo Bétis em 2004.
9 – Oscar
O nome de Oscar surge no topo das 10 maiores vendas da equipa do Chelsea na sua história, mas também no lote de maiores vendas do futebol brasileiro. O atual jogador do SH SIPG foi contratado em 2012 pela equipa do Chelsea ao Internacional, num negócio realizado por 32 milhões de euros. O extremo foi sempre uma referência no Brasil e em 2011 fez a sua estreia na seleção principal do seu país, passando já por 48 partidas. Hoje, com 32 anos, ainda é uma referência no campeonato da China e vale salientar que o seu negócio para a sua atual equipa realizou-se em 2017, a troco de 60 milhões de euros.
🇧🇷🥳 Happy 32nd birthday to Oscar:
"I am criticised for coming to China but footballers are like any other worker, we want to earn money and help our families. I come from a very poor family in Brazil, I do this for them.
I have the right to choose where I want to play." pic.twitter.com/H0QPJVQdOZ
— Football Tweet ⚽ (@Football__Tweet) September 9, 2023
8 – Gabriel Jesus
Formado no Palmeiras e com uma história muito emocionante até chegar aos grandes palcos da Premier League, o extremo brasileiro rumou à Inglaterra em 2017, após duas temporadas de grande sucesso no Palmeiras. O Manchester City pagou 32 milhões de euros pelo jogador, que havia a tornar-se um jogador muito importante e com uma evolução tremenda. Hoje com 26 anos, o jogador natural de São Paulo é um internacional pelo Brasil, contando com 61 internacionalizações, mas já passando pelas camadas de sub-20 e sub-23.
Embora o foco seja na venda do Brasil para a Inglaterra, vale salientar que hoje Gabriel Jesus é jogador do Arsenal, realizando em 2022 uma transferência de 52,20 milhões de euros para a sua mais recente equipa. Com uma carreira satisfatória, sendo considerado o futebolista do ano no Brasil em 2016, Gabriel Jesus conta com o seguinte palmarés:
- 1 Copa América;
- Vencedor olímpico;
- 1 Campeonato do Brasil;
- 1 Taça do Brasil;
- 4 Campeonatos da Premier League;
- 4 Taças da Liga de Inglaterra;
- 2 Supertaças de Inglaterra;
- 1 Taça de Inglaterra.
7 – Lucas Paquetá
O brasileiro de 26 anos conta também com nacionalidade portuguesa, mas é pela seleção do Brasil que é internacional, estreando-se em 2018 e contando já com 42 partidas realizadas. Todavia, foi em 2019 que o médio trocou o Flamengo pelo AC Milan, a troco de 38,40 milhões de euros, tornando-se uma das maiores vendas de sempre. Porém, o jogador não se afirmou em Itália, rumando ao Lyon de França, num negócio a rondar os 23 milhões de euros.
A qualidade na França já foi demonstrada com mais solidez e chamou a atenção aos clubes ingleses, realizando em 2022 a sua transferência para a Premier League, mantendo-se hoje como uma referência no West Ham. Na sua primeira época no West Ham realizou 41 partidas, contando com 6 golos e 8 assistências. Neste arranque de temporada 2023/2024, Lucas Paquetá mantém-se no eixo dos jogadores-chave para o treinador.
6 – Lucas Moura
O extremo de 31 anos realizou em 2013 uma transferência de grande valor, principalmente naquele ano, transferindo-se do São Paulo para o PSG a troco de 40 milhões de euros. Lucas Moura, formado na sua totalidade no São Paulo, viajou assim para a Ligue 1, passando por lá 5 anos. Embora a sua primeira temporada tenha sido bastante tímida, a verdade é que as seguintes 3 temporadas era um jogador muito importante na equipa, passando a grande maioria como titular. Em 2018 acabou por trocar o PSG pelo Tottenham, passando também excelentes momentos na Inglaterra, também na sua grande maioria como um jogador titular e crucial no sucesso do Tottenham.
Neste mercado de transferências rumou novamente para o Brasil, sendo agora um jogador do São Paulo, esperando-se que possa terminar a sua carreira de forma feliz e aos comandos da equipa que o formou.
5 – Vinicius Júnior
Um dos brasileiros mais fortes da atualidade está no top de vendas do futebol brasileiro com alguma naturalidade. Em 2018 o extremo acionou os radares do Real Madrid e a equipa espanhola não ficou feliz até fechar o negócio. Assim sendo, o negócio realizou-se a troco de 45 milhões de euros entre Real Madrid e Flamengo. O jovem de 23 tornou-se rapidamente um jogador-chave para o treinador do Real Madrid e é hoje considerado um dos melhores extremos do mundo.
Na verdade, Vinicius Júnior é um dos nomeados para a Bola de Ouro de 2023, podendo um brasileiro voltar a vencer o prémio. Porém, o internacional do Brasil, já conta com um palmarés rico em títulos, sendo eles:
- 1 Liga dos Campeões;
- 2 Mundiais de Clubes;
- 2 Campeonatos de Espanha;
- 1 Supertaça da UEFA;
- 1 Taça de Espanha;
- 2 Supertaças de Espanha;
- 1 Campeonato América do Sul sub-15;
- 1 Campeonato América do Sul sub-17.
4 – Rodrygo
Ao lado de Vinicius Júnior está presente outro jogador que entrou diretamente para as maiores vendas do futebol brasileiro, Rodrygo. O extremo do Real Madrid protagonizou em 2019 uma das maiores vendas, num negócio de 45 milhões de euros entre o Santos e o Real Madrid. A equipa espanhola está muito atenta ao desenvolvimento de jogadores do Brasil, aproveitando para levar para o seu país as maiores promessas. Ainda com 22 anos, a verdade é que o internacional do Brasil tem muita qualidade e poderá tornar-se um dos melhores do mundo. De momento, o jogador já venceu todos os títulos possíveis no Real Madrid, inclusive a Liga dos Campeões.
3 – Neymar
Embora a sua maior transferência se tenha realizado no último mercado de transferências, onde Neymar foi contratado na Arábia Saudita por um valor astronómico, a verdade é que o seu nome já era bastante conhecido no Santos, sendo um jovem muito analisado pelas equipas europeias com a sua qualidade inegável. As suas características lançaram o pânico nos olheiros, mas foi o Barcelona a conseguir levar a melhor. O negócio entre Santos e Barcelona realizou-se em 2013, num negócio de 60 milhões de euros.
O internacional brasileiro, que havia feito trio com Lionel Messi e Luiz Suarez no Barcelona, tornou-se rapidamente uma estrela na equipa espanhola, mas as suas lesões não o ajudaram a progredir, sendo um dos jogadores que todos esperavam ser o melhor do mundo a curto prazo. Porém, isso nunca aconteceu e em 2017 transferiu-se para o PSG a troco de 220 milhões de euros, acabando por ser um jogador amado e odiado pelos franceses. Face à difícil adaptação, mas embora tenha permanecido por lá 5 anos, Neymar deslocou-se agora a Arábia Saudita, sendo hoje treinado por Jorge Jesus no Al-Hilal. O negócio realizou-se por 0 milhões de euros, mas o jogador aufere de prémios e salários astronómicos.
2 – Endrick
A segunda maior venda do futebol brasileiro irá acontecer novamente com o Real Madrid. Endrick já tem contrato assinado com a equipa espanhola, mas irá rumar à Espanha apenas no mercado de transferências de 2024, ou seja, irá permanecer por mais uma temporada aos serviços do Palmeiras. O avançado de 17 anos já deu nas vistas e, em prol de garantir o melhor preço possível, o Real Madrid não esperou mais, pagando 72 miçhões de euros pelo jogador.
Formado no Palmeiras e dar os seus primeiros passos como sénior, Endrick já tem o seu futuro traçado, podendo assim viajar para uma equipa que aposta com clareza em jogadores brasileiros. Afinal, no topo de vendas surgem vários jogadores com passagem pelo Real Madrid e que, ao momento, todos eles alcançaram diversos títulos, destacando-se sempre a poderosa Liga dos Campeões, o palco que todos os jogadores querem pisar.
1 – Vítor Roque
A maior transferência do futebol brasileiro chega diretamente neste mercado de transferências de verão. Vítor Roque torna-se assim o jogador brasileiro mais caro a trocar o Brasil pela Europa. Todavia, o jovem ainda não viajou para o Barcelona, pois perante problemas de teto salarial e fair-play financeiro, o mesmo permanecerá no Atlético Paranaense até ao final da temporada, embora inicialmente o negócio se fosse concretizar em janeiro, aquando do mercado de inverno.
O avançado de 18 anos é uma das promessas da frente de ataque do Brasil e a equipa espanhola já se adiantou para aproveitar todas as suas qualidades. Já se estreou pela seleção principal do Brasil, mas é no Brasileirão que vai somando cartas a seu favor. Formado no América-MG e no Cruzeiro, o jogador é desde 2022 um jogador do Atlético-PR e a próxima viagem será para disputar o campeonato espanhol.
O grande negócio entre as duas equipas protagonizou o grande recorde, pois o Barcelona teve que desembolsar 74 milhões de euros pelo avançado, embora existam várias variantes para que esse valor seja totalizado. Agora, Vítor Roque terá de se aguardar na sua atual equipa e preparar para em 2024/2025 tornar-se a cara do Brasil no Barcelona.
Foto: © Icon Sport / SUSA
Apaixonado por futebol e pela escrita, abraçou com muito prazer o mundo digital e procura oferecer a melhor qualidade de conteúdo. Além do futebol, um criador de conteúdo em diversos temas, onde estuda e analisa para dar o melhor resultado aos leitores.
Veja aqui: Jogos de futebol na tv hoje