Futebol Nacional e Internacional – Notícias, Vida e Transferências

Cristiano ou Cruyff? Quem é o maior jogador europeu da história?

Cristiano ou Cruyff? Quem é o maior jogador europeu da história?

De um lado, o holandês que revolucionou o desporto pelo que fez dentro e fora de campo; do outro o recordes e títulos.

Cristiano Ronaldo ou Messi? Esqueça rapidamente essa pergunta, que move com tantas emoções quanto as que são geradas pelas paixões clubísticas das mais diferentes bandeiras.

Ao invés disso, separe os dois maiores craques da atualidade em lados que eles não podem ser comparados. E se tivéssemos que apontar qual é o maior jogador europeu de todos os tempos… Cristiano Ronaldo estaria no topo?

Para buscar algo mais próximo possível de uma resposta, ouvimos as opiniões de jornalista que são especialistas também ne casinos online que aceitam jogadores portugueses.

Mas, em primeiro lugar, foi necessário escolher quem seria o craque a se colocar ao lado de CR7. Quis o destino, que o debate fosse direcionado a uma outra lenda do Barcelona: Johan Cruyff.

JOHAN CRUYFF

Destaque principal no Ajax que por três vezes conquistou o máximo troféu da Europa, o eterno camisa 14 também se tornou um ícone pelo Futebol Total da seleção holandesa no vice-campeonato mundial de 1974. Além disso, ajudou a mudar a estrutura de um Barcelona em sua passagem como jogador… mas principalmente pelo que fez como técnico. Afinal de contas, o primeiro título de Champions League dos blaugranas veio com o holandês na área técnica, com o ‘Dream Team’ de 1992.

CRISTIANO RONALDO

Dispensa apresentações. Além dos inúmeros prêmios individuais, foi protagonista em quatro títulos de Champions League – competição da qual é o maior goleador. Máquina de triturar recordes, choca o mundo semanalmente pelo seu desempenho com a camisa do Real Madrid e também ajudou a seleção de Portugal na conquista de uma Eurocopa.

QUEM É O MELHOR?

Hocine Harzoune: “Cruyff. Ele moldou o futebol moderno, como jogador e treinador, e foi um ícone para muitos em uma geração. Na minha humilde opinião, Cristiano Ronaldo pode ser um jogador muito bom, um dos melhores da história. Mas Cruyff significa algo além do futebol, e deixou um grande legado”.

Alberto Pinero: “Falando sobre habilidade no futebol, e legado, provavelmente Cruyff é maior do que Cristiano Ronaldo. E o oposto acontece quando o assunto for títulos e estatísticas. Neste momento, enquanto não sentimos falta de Cristiano, já que ele ainda está a jogar, seria lógico dizer que a figura de Cruyff [como jogador e treinador] ainda é maior do que a de Cristiano Ronaldo no futebol, mesmo que o português tenha tido muito mais sucesso”.

VEREDITO

O peso de Johan Cruyff no futebol é inestimável em todas as épocas de sua carreira. Mas a sua etapa como treinador foi tão genial quanto a de atleta… e isso muitas vezes confunde na missão praticamente impossível de chegar a uma resposta conclusiva.

No final das contas, talvez o mais seguro seja dizer que Johan Cruyff seja muito mais relevante, importante e inteligente para o futebol do que CR7. Entretanto, o português pode ser considerado um jogador melhor por resolver partidas decisivas com uma regularidade assustadora. Um é mais direto ao ponto, o outro exige uma complexidade maior.

Diga-nos a sua opinião?