Jogadores PT

Histórias do Mundial: Just Fontaine e o seu recorde imbatível de 13 golos (1958)

Histórias do Mundial: Just Fontaine e o seu recorde imbatível de 13 golos (1958)

O Mundial de 1954 ficou marcado por um recorde mundial alcançado pelo avançado húngaro Kocsis, que conseguiu marcar 11 golos durante a competição. Embora nenhum de nós tenha idade suficiente para se lembrar de ter assistido ao Mundial de 1954 ou de 1958, a verdade é que na altura ninguém esperava que o recorde de Kocsis pudesse ser batido. O recorde de 1954 acabou por ser superado apenas 4 anos mais tarde, com o incrível número de 13 golos marcados por Just Fontaine no Mundial de 1958, recorde esse que ainda se mantém em 2022.

 

A conquista de Fontaine foi algo que muitos teriam pensado ser impossível, mas o incrível recorde de Kocsis não impediu Fontaine de não duvidar das suas capacidades. Ao jogar pela França como o principal atacante durante o Mundial de 1958, Fontaine marcou uma média de 2,17 golos por jogo, um número nunca visto e que lhe deu um grande destaque no mundo do futebol.

O seu esforço não foi suficiente para a França ganhar a competição uma vez que perdeu contra o Brasil nas meias-finais e foi eliminada. No entanto, ainda podemos recordar e maravilhar-nos com as conquistas de Fontaine no Mundial de futebol de 1958.

Os golos de Fontaine durante o Mundial de 1958

As conquistas de Fontaine são intemporais graças ao seu desempenho no Mundial de 1958, mas não só. Em 2004, foi nomeado pelo Pelé como um dos melhores jogadores de futebol vivos na lista FIFA 100. Atualmente, ainda temos a sorte de ter Just Fontaine bem de saúde e a verdade é que aos 89 anos de idade continua a ser uma lenda do futebol.

Para honrar o seu talento e dedicação ao futebol, vamos fazer uma viagem no tempo pelos golos de Fontaine no Mundial de 1958 e perceber qual foi o seu contributo para a equipa francesa nesta competição.

França vs Paraguai – fase de grupos – 3 golos 

Fontaine não era um jogador de renome global e, na verdade, só tinha jogado esporadicamente para a seleção francesa antes de 1958. 

O Mundial de 1958 começou com as fases de grupo, tal como acontece atualmente. Nessa competição, havia 4 grupos no total, e a França foi colocada no segundo grupo. O jogo de abertura foi um êxito para a França, em que deu uma goleada ao Paraguai com 7 golos marcados ao longo do jogo. Fontaine conseguiu marcar um hat trick, fazendo com que 30% dos golos neste jogo tenham sido da sua autoria. 

Na altura, ninguém esperava que a França vencesse o Paraguai com essa diferença, no entanto, aconteceu. Se até àquele jogo Fontaine não era a primeira opção do treinador, isso mudou rapidamente. Os golos de Fontaine ajudaram a França a ultrapassar a desvantagem de 3-2 neste jogo, o que não teria acontecido sem o trabalho incrível deste jogador. 

França vs Jugoslávia – fase de grupos – 2 golos

Os 3 golos marcados por Fontaine foram um bom começo para a França no Mundial de 1958. O seu nome já estava a ser falado na Suécia, o país anfitrião, mas não só, também já estava a começar a fazer ondas à escala global. Com o seu desempenho no jogo de abertura, Fontaine foi uma das figuras de destaque no jogo contra a Jugoslávia, tanto pela expectativa como pela sua prestação. Ele não desiludiu e logo ao minuto 4 marca o primeiro golo do jogo e dá à França a liderança. 

Na segunda parte a França sofre 2 golos da Jugoslávia e o jogo passa para 2-1, mas Fontaine aparece mais uma vez como o salvador da França e iguala o resultado aos 85 minutos. Com este golo, os adeptos franceses ficaram ainda mais entusiasmados por estar quase a conseguir roubar um ponto de um jogo que parecia certo que iriam perder. Ao minuto 88 o impensável aconteceu, e mesmo no final do jogo a Jugoslávia marcou e nem o esforço de Fontaine conseguiu evitar a derrota. Apesar da derrota e apenas no segundo jogo do Mundial, Fontaine já contava com 5 golos marcados.

França vs Escócia – fase de grupos – 1 golo

Após a derrota contra a Jugoslávia, o jogo da França com a Escócia tinha de ser ganho para evitar a eliminação. Nesse momento, todas as equipas tinham a mesma oportunidade de avançar à fase seguinte da competição, mesmo a Escócia que tinha apenas 1 ponto. Com um jogo tão importante para a seleção nacional, Fontaine não falhou e ajudou a França a chegar à vitória.

Fontaine e Kopa foram os heróis do dia, e apesar de Kopa jogar no meio-campo marcou o primeiro golo da partida. Os golos vieram destes dois jogadores aos 22 e 44 minutos, com Fontaine a marcar o golo que levaria a França a ganhar por 2-0.

A vitória da França significou avançar para a fase das eliminatórias do Mundial de 1958. Com 6 golos marcados até ao momento e 3 jogos, Fontaine tinha uma média de 2.0 golos por jogo, um número que impõe respeito.

O mundial 1958 dos 13 golos de Just Fontaine

França vs Irlanda do Norte – quartos-de-final – 2 golos

Nos quartos de final a França jogou contra a Irlanda do Norte, uma equipa relativamente fácil segundo o historial da seleção. Embora inesperado, a verdade é que a Irlanda do Norte tinha conseguido passar um grupo constituído pela Alemanha Ocidental, Checoslováquia e Argentina por isso a França tinha de ter atenção e conseguir vencer este jogo para ter uma vaga nas meias-finais do Mundial de 1958. A França conseguiu derrotar a Irlanda do Norte e marcar 4 golos, num jogo que terminou em 4-0.

Se na primeira parte do jogo Fontaine não marcou, na segunda parte entrou a mostrar às equipas em competição do que era capaz. Em dez minutos marcou 2 golos, um aos 55 e outro aos 63 minutos, uma ajuda fundamental que em pouco mais de 25 minutos deu à França uma vantagem de 3-0. O golo final foi marcado pela França aos 68 minutos, criando uma vantagem incontestável. Os 2 golos de Fontaine ajudaram a França a chegar ao 4-0 e mantiveram a sua média de 2 golos por jogo, contabilizando um total de 8 golos marcados até ao momento por Fontaine neste mundial. 

França vs Brasil – semifinais – 1 golo

Com o Brasil na competição, chegou o momento de a França jogar contra uma das equipas mais temidas, e se a seleção tinha receio é porque havia razões para isso. Ao minuto 2, o Brasil marca com um golo de Vavá e é aqui que Fontaine entra em ação, marcando um golo aos 9 minutos que permite à França chegar ao empate. Apesar do empate, a alegria dos franceses terminou rapidamente. Depois de Fontaine ter marcado um hat trick no início do mundial, foi a vez de a sua seleção sofrer um quando Pelé faz um hat trick, levando à derrota da França neste jogo por 5-2. A França perdeu o jogo e o sonho de ganhar o título, acabando eliminada do Mundial de 1958.

França vs Alemanha Ocidental – playoffs do terceiro lugar – 4 golos

Fontaine não ficou nada contente pela eliminação da França e a impossibilidade de jogar na final. A frustração sentida por Fontaine deve ter sido canalizada para a preparação do jogo contra a Alemanha Ocidental, isto porque o seu desempenho foi notável. Neste jogo, Fontaine marcou 4 golos e conquistou outro recorde: o maior número de golos marcados num jogo, como jogador individual, no Mundial de 1958.

Com o apoio de Fontaine, a França alcançou o 3º lugar do pódio, e o jogo terminou com um resultado de 6-3. Os 4 golos de Fontaine foram impressionantes, mas até podiam ser mais, tendo em conta que Fontaine deixou Kopa rematar um penálti. No final deste Mundial, Fontaine contava com 13 golos marcados e com a admiração de todo o mundo, tendo se tornado um ícone nacional.