A derrota do Manchester City no dérbi deste domingo, frente ao Manchester United (2-0), aproximou ainda mais o Liverpool do título de campeão nacional de Inglaterra, a ponto de a festa poder ser feita já no próximo sábado (e no sofá), o que acontecerá caso o City perca os dois próximos jogos que vai disputar.
O Manchester City recebe na quarta-feira o Arsenal e no sábado o Burnley, ambos a contar para a Premier League. Se perder os dois jogos, fica com 57 pontos em 30 jornadas, o que significa que, até ao fim das 38 rondas, poderia conseguir um máximo de 81 pontos caso ganhasse as oito últimas jornadas.
Ora, como o Liverpool já tem 82 pontos, isso significa que se sagrava matematicamente campeão inglês no sábado, ainda antes do seu próximo duelo para o campeonato, a ter lugar na segunda-feira, em casa do Everton.
Há festa em perspetiva, portanto, e logo na casa do histórico rival da mesma cidade, até porque se o City, por exemplo, perder apenas uma dessas duas partidas, o Liverpool faz a festa se vencer o Everton.
Já se o City bater Arsenal e Burnley, isso significa que pode chegar aos 87 pontos, pelo que os reds precisariam de ganhar ao Everton para fazer depois a festa em casa, ganhando também ao Crystal Palace no dia 21 de março.
De qualquer forma, o Liverpool tem sempre fortíssimas hipóteses de ser a equipa, em toda a história, a sagrar-se campeã de Inglaterra mais cedo. O recorde atual pertence ao Manchester United, que na época de 2000/01 fez a festa a 14 de abril.