Uma longa carreira pela Itália dá todo o mérito para a escolha do Sampdoria para a próxima época desportiva, abraçando-se assim um novo projeto em mãos para a antiga estrela de futebol da Juventus, tendo passado também pela equipa técnica.
Sampdoria apresenta novo treinador para 2023/2024
Com uma carreira fantástica pela Itália, tendo passado pelo Brescia (onde foi formado), Reggina, Inter de Milão, Ac Milan e Juventus, o novo treinador e cara principal da Sampdoria enquadra-se nas ideias do presidente, passando assim a ser uma aposta clara de um treinador que viajou da Turquia para a Itália.
Andrea Pirlo é assim o novo treinador do Sampdoria, onde o projeto em cima da mesa agradou ao antigo médio da seleção da Itália, um jogador que, para muitos, foi o melhor do mundo na sua posição. Desta vez, o projeto fica longe do centro do meio-campo, sendo o treinador que se espera que tenha mais felicidades àquelas que teve aquando treinador da Juventus (embora tenha vencido dois títulos).
Aos 44 anos, Pirlo assina pela sua terceira equipa enquanto treinador, esperando-se que o italiano consiga realizar bons momentos na Série A, assim como realizou como jogador.
Da Turquia para a Itália
Embora o seu primeiro grande projeto como treinador tenha começado exatamente na Juventus, tendo sido treinador dos sub-23 e, posteriormente, ter assumido o comando da equipa principal, Andrea Pirlo esteve na passada época desportiva pela Turquia, aos comandos do Karagümrük, realizando 34 partidas pela equipa.
O novo treinador do Sampdoria não foi além de um sétimo lugar na Super Lig turca, mas os dirigentes do Sampdoria têm total confiança no treinador, não sendo agora a língua um entrave.
De olhos postos no seu projeto inicial como treinador
O Sampdoria olhou para os caminhos percorridos por Pirlo enquanto jogador, mas também no seu projeto inicial que alcançou na Juventus. Afinal, as mudanças de países obrigam sempre a radicalismos, mas Pirlo não conseguiu posicionar-se na Turquia com o seu futebol, sendo a língua um entrave. Além disso, o futebol italiano é diferente dos demais, tendo o italiano nova oportunidade para colocar a sua ideia de jogo dentro das quatro linhas.
O novo treinador do Sampdoria já venceu dois títulos como treinador na Itália, sendo a Supertaça de Itália e a Taça de Itália. Por isso, a ambição é voltar ao país que o formou como jogador e treinador e tentar ser novamente feliz.
Registo de Andrea Pirlo como treinador
O caminho de Pirlo como treinador começou a ser escrito em 2020 quando assinou o seu primeiro contrato de treinador pelos sub-23 da Juventus. Ali, o ex-jogador da seleção da Itália não somou (segundo registos) nenhum jogo oficial, pois um mês após o seu novo percurso, foi chamado para a equipa principal.
Na sua equipa principal, onde por diversos anos foi importante como jogador, realizou uma época desportiva na sua totalidade, realizando 52 partidas pela Juventus. Dessas partidas, venceu 34, empatou 10 e perdeu apenas 8, ficando com uma média de pontos por jogo de 2,15. Nessa época, Pirlo ficou na quarta posição da Série A, relembrando que era um ano atípico e de vários problemas internos, associados a jogadores como Cristiano Ronaldo.
Após abandonar a Itália, rumou à Turquia para comandar o Karagümrük, como já citado anteriormente. Agora, é momento de regressar à sua casa.
Foto: © Icon Sport / SUSA