Jogadores PT

Resultados Liga Europa (UEFA Europe League) 2023/2024

Resultados Liga Europa (UEFA Europe League) 2023/2024 SUSA / Icon Sport

Saiba quais foram os últimos resultados Liga Europa e conheça quais as equipas que garantiram a passagem à próxima fase da competição, sabendo de antemão que várias equipas da Liga dos Campeões farão parte da próxima fase da prova. Os últimos resultados Liga Europa foram positivos para as equipas portuguesas, mantendo-se várias na disputa, confira!

Resultados Liga Europa 2023/2024

Quinta-feira 18 Abril

Marseille

Marseille

1

Benfica

Benfica

0

Atalanta

Atalanta

0

Liverpool

Liverpool

1

West Ham

West Ham

1

Bayer Leverkusen

Bayer Leverkusen

1

Roma

Roma

2

AC Milan

AC Milan

1

Quinta-feira 11 Abril

Bayer Leverkusen

Bayer Leverkusen

2

West Ham

West Ham

0

Benfica

Benfica

2

Marseille

Marseille

1

AC Milan

AC Milan

0

Roma

Roma

1

Liverpool

Liverpool

0

Atalanta

Atalanta

3

Quinta-feira 14 Março

Rangers

Rangers

0

Benfica

Benfica

1

West Ham

West Ham

5

SC Freiburg

SC Freiburg

0

Villarreal

Villarreal

3

Marseille

Marseille

1

Slavia Prague

Slavia Prague

1

AC Milan

AC Milan

3

Liverpool

Liverpool

6

Sparta Prague

Sparta Prague

1

Bayer Leverkusen

Bayer Leverkusen

3

FK Qarabag

FK Qarabag

2

Brighton

Brighton

1

Roma

Roma

0

Atalanta

Atalanta

2

Sporting

Sporting

1

Os últimos resultados Liga Europa ditaram a passagem das equipas para os 16avos de final, destacando-se a presença do Sporting CP após garantir o segundo lugar da competição. A classificação da Liga Europa acabou por ser surpreendente em alguns grupos, mas a próxima fase será ainda mais emotiva com a junção dos terceiros classificados da Liga dos Campeões, destacando-se a presença de Benfica e Braga.

O que está em jogo na Liga Europa 2023-2024

A Liga Europa dá diferentes opções para as equipas que a prova disputam. Afinal, é uma prova que move muito menos valor e que somente uma vitória poderá arrecadar vários milhões para a equipa, pois até lá, ao contrário da Liga dos Campeões. Afinal, a Liga dos Campeões arrecada um milhão de euros por cada vitória e meio milhão para o empate, valores não existentes nesta competição.

Com isso em mente, em jogo na Liga Europa está a possibilidade de aceder ao pote 1 da próxima edição da Liga dos Campeões, mas também garantir a presença em mais uma competição, a Supertaça da UEFA. Por isso, as equipas presentes procuram os melhores resultados na Liga Europa para alcançar a vitória e tentar vencer, já que esta vitória terá um prémio a dobrar, vários milhões pelo ganho e a presença noutra prova milionária, que somente a sua entrada significa muitos milhões para o cofre.

Além disso, mantém-se em jogo as posições no ranking da UEFA e, neste caso, as equipas favoritas a vencer a prova são, habitualmente, equipas que estão presentes na Liga dos Campeões com alguma facilidade, onde alcançando vitórias nesta prova aumentam a posição do seu país no ranking, podendo significar, a curto prazo, alterações na tabela. Neste caso, Portugal tem perdido posições no ranking e os bons resultados da equipa do FC Porto, Benfica, Braga e Sporting nestas competições são fundamentais.

Resultados Liga Europa no passado recente

Infelizmente para Portugal a última vitória na prova conseguida foi na temporada 2010/2011, onde o FC Porto levantou o troféu, o que significa que há mais de 10 temporadas que os resultados Liga Europa não são positivos para as equipas portuguesas. Por outro lado, é a Espanha que se tem destacado nesta competição, com a vitória de equipas da La Liga por 7 vezes nas últimas 12 edições, percebendo-se que são sempre favoritos.

Por outro lado, percebe-se que as equipas portuguesas continuam a não dar o devido valor à prova, pois acabam por, principalmente as equipas grandes, apostar no campeonato e gerir o físico dos seus jogadores nestas partidas. Porém, o crescimento da competitividade na prova poderá alterar alguns pensamentos a curto prazo. Na atual temporada, os resultados na Liga dos Campeões não têm sido os esperados para o Benfica e Braga e há a possibilidade das duas equipas se juntarem ao Sporting na competição.

Os últimos vencedores Liga Europa

  • 2022/2023 – Sevilha
  • 2021/2022 – Frankfurt
  • 2020/2021 – Villarreal
  • 2019/2020 – Sevilha
  • 2018/2019 – Chelsea
  • 2017/2018 – Atlético de Madrid
  • 2016/2017 – Manchester United
  • 2015/2016 – Sevilha
  • 2014/2015 – Sevilha
  • 2013/2014 – Sevilha

Quem é o favorito a vencer a temporada 2023/2024?

A grande favorita a vencer a Liga Europa é a equipa do Liverpool. A equipa inglesa tem um histórico muito favorável e a sua capacidade financeira e a qualidade do seu plantel coloca a equipa em destaque, principalmente nas casas de apostas portuguesas. Recentemente venceram a Liga dos Campeões e o destaque acaba por ser natural. Além do Liverpool, segue-se o Bayer Leverkusen, a equipa em grande destaque no arranque da Bundesliga e a Roma, equipa comandada por José Mourinho, um treinador que conta no seu currículo com várias Ligas dos Campeões e Europa no seu palmarés.

Foto: © Icon Sport / SUSA