Jogadores PT

Histórias do futebol: 1974, o ano do Nascimento do Troféu do Mundial (2022)

Histórias do futebol: 1974, o ano do Nascimento do Troféu do Mundial (2022)

Com o Mundial de 2022 no Qatar já em disputa, estamos a olhar para os momentos que marcaram o Mundial de futebol e que permanecem até hoje na nossa memória, sejam eles bons ou maus.

O troféu do Mundial de futebol era conhecido até 1970 por Jules Rimet. Todos nós conseguimos identificar qual é o troféu do Mundial dado a sua aparência incrível e exclusiva. Este objeto representa muito mais do que apenas um troféu, representa o orgulho nacional, os sonhos individuais e os sonhos da equipa. Mas, acima de tudo, este troféu representa um evento que une todo o mundo e também o maior de todos os eventos desportivos, com milhões de adeptos a seguirem os jogos nos quatro cantos do mundo.

Se recuarmos até às primeiras edições do Mundial, podemos verificar que o troféu não apareceu logo nos primeiros anos da competição. O troféu original Jules Rimet foi entregue pela primeira vez em 1970 à seleção brasileira, após esta ter ganho o Mundial de futebol. Após este ano, e dada a satisfação do Brasil em receber este prémio, o uso do troféu foi introduzido nas edições seguintes.

As diretrizes existentes na altura diziam que a primeira seleção a ganhar o Mundial de futebol três vezes poderia manter o troféu, e o Brasil conseguiu alcançar esse feito e tornou-se o único país a ter um troféu Jules Rimet. Assim, tendo em conta que esse troféu já não podia ser mais usado, foi preciso criar um novo e dar-lhe um nome diferente. O nome do novo troféu é o mesmo que ainda hoje se usa, “troféu do Campeonato do Mundo da FIFA”. O novo troféu passou a ser usado a partir de 1974 e teve algumas alterações em comparação ao original. 

A encomenda do novo troféu do Mundial de Futebol

Com o antigo troféu entregue ao Brasil, foi preciso desenhar um novo para ser entregue nas futuras edições do Mundial. Com o campeonato do Mundo a ter uma nova edição dentro de quatro anos, foi preciso encontrar uma solução rapidamente. 53 escultores de todo o mundo submeteram desenhos à FIFA para o novo troféu, e no final, o desenho foi atribuído a um artista italiano chamado Silvio Gazzaniga, sendo esta apenas a primeira parte do processo de encomenda.

O novo troféu tinha de ser adequado às especificações do artista original e, para completar o trabalho, o escultor seria enviado para a empresa GDE Bertoni. Esta empresa estava sediada em Milão e conseguiram criar com sucesso o troféu de acordo com o design original de Gazzaniga. O novo troféu foi criado usando 6,17kg de ouro de 18 quilates. Isto significa que cerca de 75% do troféu é feito de ouro de 18 quilates.

Além do troféu em si, a base tem um prato com as palavras “FIFA World Cup”, no qual também tem o nome das seleções que já ganharam o troféu anteriormente. Como estas inscrições estão no fundo, isto significa que não conseguimos ver os nomes das equipas vencedoras quando o troféu está na vertical. Este é um detalhe que muitos adeptos não conheciam e garante que o troféu mantém a glória de todos os vencedores, edição após edição. 

Factos interessantes sobre o troféu do Mundial de Futebol

Agora que já explicamos quando é que o troféu do Mundial surgiu, assim como o porquê de isso ter acontecido, está na altura de analisar um pouco mais as suas especificidades. O troféu do Mundial tem muitos detalhes desconhecidos pelos adeptos e há coisas que nunca saberias se não pesquisasses sobre o tema. 

O troféu é oco

Uma das coisas mais interessantes sobre o troféu do Mundial de futebol é que é oco. Isto acontece porque de acordo com os relatos, uma vez que o troféu tem mais de 6kg de ouro de 18 quilates na superfície, se o troféu não fosse oco, pesaria entre 68 a 81kg. 

Se esse fosse o peso do troféu atual, imagina só tentar levantá-lo após ganhar a competição, seria impossível! Assim, agora já ficas a saber que o troféu é oco e qual a razão.

O troféu do Mundial de Futebol da FIFA:

  • tem 36,5cm de altura
  • é feito com 6,17kg de ouro de 18 quilates
  • está assente numa base com 13 cm de diâmetro

O troféu não é dado às seleções vencedoras

Há mais um facto interessante que de certeza que não sabias: o troféu original não é entregue aos vencedores. Em vez disso, é-lhes dado uma réplica que, na realidade, só é revestido a ouro, sendo que o resto é bronze. No passado, o troféu Jules Rimet era sempre entregue aos vencedores, no entanto, isso deixou de acontecer com o novo troféu em 1974. Atualmente, mesmo na cerimónia, o troféu original não é dado na final para que os jogadores o possam levantar para todo o mundo ver. O troféu original só está visível no início da final e depois é substituído por uma réplica de bronze para ser entregue no final do jogo à equipa vencedora.

A outra situação em que o troféu original é visto em campo é na abertura do Mundial. Por isso, foi possível ver o troféu original no jogo entre o Qatar e o Equador que abriu o Mundial de 2022. 

A Alemanha é a única equipa a ganhar o novo troféu três vezes

Como tínhamos mencionado no início deste artigo, o troféu anterior foi entregue ao Brasil porque as regras ditavam que caso uma seleção ganhasse três vezes ficaria com o troféu para sempre. Em 1974, as regras foram mudadas e o mesmo não acontece com o novo troféu, que ainda continua a ser o mesmo. Se as regras antigas ainda estivessem em vigor, a Alemanha teria sido a única seleção a conseguir ficar com o troféu, já que a seleção alemã ganhou as edições de 1974, 1990 e 2014. 

Duas das vitórias conseguidas pela Alemanha aconteceram quando o país ainda estava dividido. Assim, para ser mais claro, a Alemanha Ocidental ganhou o novo troféu do Mundial duas vezes e a Alemanha já unificada e com as fronteiras que conhecemos hoje, ganhou uma vez. Os três títulos foram ganhos com a bandeira da Alemanha, por isso é que podemos afirmar com certeza que já ganharam três vezes. Se o novo troféu tivesse o mesmo regulamento que o troféu Jules Rimet, este ido para a Alemanha depois de a terceira vitória ter acontecido em 2014 no Mundial do Brasil. 

Um troféu que vale 20 milhões euros

Quando falamos de quanto vale o troféu do Mundial há diferentes valores a serem reportados. Tendo em conta que os 18 quilates de ouro representam apenas 75% do troféu, houve também outros custos de materiais com os restantes 25%. O que podemos afirmar com certeza é que os 18 quilates custaram cerca de 161,000€, sendo que este valor foi ajustado tendo em conta a inflação e seria o custo total caso fosse feito em 2018, já com todos os materiais incluídos.

Apesar do valor apresentado, a verdade é que o custo dos materiais não determina o valor do troféu. A sua importância global é o que dita o seu real valor, e de acordo com alguns relatórios, em 2022, o troféu vale aproximadamente 20 milhões de euros. Isto torna o troféu do Mundial de futebol como o mais valioso do desporto com uma margem gigantesca para o segundo classificado. Por curiosidade, o segundo troféu mais valioso é a Taça Stanley, que tem um valor de cerca de 23,500€. Com esta diferença de valor entre os dois troféus, é possível ter uma ideia mais clara do quão precioso é o troféu do Mundial de futebol. 

Onde fica guardado o troféu mais valioso do mundo?

Como foi mencionado anteriormente, o troféu original não é entregue aos vencedores do Mundial. E uma das razões para isso é o facto de o troféu anterior que foi entregue ao Brasil de forma permanente em 1970, acabou roubado em 1983. Esta foi a segunda vez que o troféu foi roubado, mas infelizmente, desta vez nunca foi recuperado. 

O troféu foi roubado da sede da Confederação Brasileira de Futebol no Rio de Janeiro, e os assaltantes conseguiram chegar até ele apesar de estar protegido com vidro à prova de bala. Devido a este incidente, o troféu atual é mantido permanentemente no Museu da FIFA em Zurique. Depois de o roubo ter acontecido em 1983, é compreensível a decisão da FIFA em proteger o novo troféu, minimizando assim os riscos de exposição.

Há casos muito limitados em que o troféu deixa o museu em que se inclui a abertura e final do Mundial de futebol, e na tour do troféu do Mundial que percorre todo o mundo. Além destas ocasiões muito específicas, sempre que vires o troféu do Mundial de futebol é mais provável que seja uma réplica do que o original.