Foi Vicente Boluda, que assegurou a liderança do Real Madrid em período transitório antes de Florentino Pérez suceder a Ramón Calderón (de janeiro a junho de 2009), que ligou a Jorge Mendes para reativar a contratação de CR7, revela o Sport
A história tem contornos de novela e é relatada pelo jornal Sport. Em 2009, Cristiano Ronaldo poderia ter assinado pelo Barcelona por 105 milhões de euros (o Manchester City chegaria aos 150 para ter o craque português, na altura no Manchester United), para formar uma dupla de sonho com o emergente talento Leo Messi, mas um telefonema de Vicente Boluda para Jorge Mendes mudou a história.
Boluda foi o presidente do Real Madrid desde que Ramón Calderón se demitiu em janeiro, até à eleição de Florentino Pérez em junho. O acordo estava feito entre esse elenco diretivo e a representação de Ronaldo, que tinha por sua vez um acordo com o United para deixar os ingleses por uma verba elevada. Acontece que Fernández de Blas, presidente da Ética Madridista, relata o Sport, acusava publicamente Boluda de malgastar dinheiro com um só jogador quando poderia contratar vários internacionais espanhóis, deixando até o clube com problemas financeiros para quem viesse a seguir. Declarações que seriam ataques a mando de Florentino, na altura ainda a preparar na sombra a candidatura, pois quereria ser ele a selar a transferência mais tarde.
Boluda irritou-se e ligou a Jorge Mendes para anular o acordo para a transferência de Ronaldo para os merengues. No entanto outros dirigentes ligaram a Florentino e pediram-lhe para falar com Boluda para que este fizesse o negócio de cerca de 100 milhões de euros, alegando que “se o contrata o Barcelona o Real Madrid ficará dez anos sem ganhar um título”. Assim, Florentino intercedeu e para não se perder Ronaldo para o rival nesse período transitório pediu a Boluda para não romper o acordo e este ligou de volta a Jorge Mendes. Dias depois, Florentino Pérez anunciou a sua candidatura e Fernández de Blas acabou como vice-presidente da sua Junta Diretiva.
Os louros da contratação de Ronaldo, porém, quase ninguém os dá a Vicente Boluda…
Com Ronaldo, o Real Madrid venceu quatro Ligas dos Campeoes, três Mundiais de Clubes, duas Supertaças Europeias, duas Ligas, duas Taças e duas Supertaças de Espanha.