Os jogos do principal campeonato espanhol deverão realizar-se sem público até, pelo menos, ao final de 2020. A informação do governo de Espanha, liderado pelo socialista Pedro Sánchez, foi já comunicada aos dirigentes de La Liga.
A qual, no seguimento da notificação, informou os clubes, de forma a que estes comecem a adaptar-se ao menor volume financeiro que terão até ao final do ano. Esta informação vem, aliás, no seguimento da declaração de Jaume Roures, presidente de Mediapro, que dissera acreditar que «o futebol [espanhol] iniciará 2021 sem público nas bancadas».
Jaume Roures afirmou, na altura, que «o futebol não mais será o mesmo, tal como os cinemas, os passeios nas ruas, os concertos ou os restaurantes», referindo ainda que, sem público, «já não fará sentido que todos os jogos tenham de realizar-se aos sábados e aos domingos», podendo a planificação das 11 jornadas que faltam da época 2020/2021 «fazer-se de maneira diferente, com jogos a meio da semana, por exemplo, porque toda a gente os verá pela televisão».
Deste modo, as cadeias de televisão responsáveis pelas transmissões de jogos estão já a idealizar formas diferentes de preencher o vazio das bancadas. A La Liga e Mediapro querem revolucionar a forma de vermos futebol na TV.
Uma das medidas que está a ser pensada é dar mais força aos diálogos entre os jogadores, algo que foi introduzido quando, por vezes, surgiram jogos à porta fechada, nomeadamente nas competições da UEFA. Outra possibilidade, embora mais difícil de pôr em prática, mas já utilizada em jogos particulares, é a colocação de microfones nos jogadores e até câmaras de filmar nos árbitros. Em cima da mesa está também a possibilidade de utilizarem drones, algo já feito noutro tipo de operações, para tornar mais atraentes as transmissões televisivas.
O futebol à porta fechada e visto pela televisão poderá, assim, ver diminuída a sensação de vazio nas bancadas. Hipótese também já pensada é, a exemplo do que acontece em alguns estádios portugueses, como o José Alvalade, por exemplo, serem pintadas as bancadas ou até colocadas lonas.