Por fim, com apenas um minuto de segundo tempo, João Monteiro – guarda redes atuando na linha – caiu no gramado, alegou lesão, e a partida teve que ser encerrada por número insuficiente de atletas em uma das equipes. O Belenenses tinha apenas seis jogadores no jogo. O apito final veio seguido de gritos de “vergonha” por parte dos adeptos.
Rui Costa a falar sobre os acontecimentos da partida
“Queria essencialmente lamentar o que aconteceu no Jamor. Lamentar esta página negra do futebol português e do próprio país. O Benfica simplesmente cumpriu com o regulamento da mesma forma que o Belenenses SAD foi obrigado ir a jogo. Se o não se apresentasse também perderia o jogo”, referiu Rui Costa, presidente do Benfica.
“todos devem estar envergonhados com o aconteceu”. “Não nos agradou de forma nenhuma entrar em campo nestas condições. O Benfica foi, assim como o Belenenses SAD, forçado a entrar em campo.”
“Às 19:13, o Benfica já estava equipado e nem sabia quantos jogadores o Belenenses ia ter em campo. Não houve nenhuma informação contrária da Liga. O Benfica é alheio a essa situação. Sei em que estado está o Belenenses, o ano passado passámos por isto, hipotecámos um campeonato e uma Taça pela covid-19.”
Rui Costa admitiu que “houve várias conversas, mas em nenhuma circunstância este jogo esteve para ser adiado”. “O Belenenses não formalizou nada para que este jogo não se realizasse. As indicações que o Benfica teve foram para ir para dentro de campo. Não foi às 19h15 ou às 18h da tarde que soubemos”, explicou.
Belenenses x Benfica – E agora?
Em suma, os anfitriões continuam amargando na zona de rebaixamento com oito pontos, mesmo com a bravura mostrada neste sábado. Enquanto isso, os encarnados assumem a liderança novamente com 31 pontos, mas podem ser ultrapassados pelos portistas, que ainda jogam na rodada.
Foto: Divulgação/Twitter/Belenenses