Jogadores PT

Jogadores do Porto – Plantel 2023/2024

Jogadores do Porto – Plantel 2023/2024 SUSA / Icon Sport

A nova época desportiva coloca novas caras nas equipa do FC Porto para 2023/2024. Conheça todos os jogadores do porto apresentados e prontos para a nova época, numa página atualizada e com todas as confirmações ao dispor de Sérgio Conceição.

Total de Jogadores: 28 (com mais elementos a variar entre equipa principal e equipa B)

Idade média: 25,9 anos

Valor do mercado do plantel: 282,50 milhões de euros

Plantel do Porto 2023/2024 ao detalhe

Guarda-redes

Entradas: Jorge Sanchéz

Saídas:

#99 Diogo Costa

Foi bastante noticiado no mercado de trasnferências para uma possível saída, mas o jovem internacional português diz presente para uma nova época desportiva a defender as balizas do FC Porto. O guarda-redes de 23 anos é o número 1 para o treinador e um dos melhores da primeira liga portuguesa.

#14 Claúdio Ramos

O segundo guarda-redes do FC Porto já passou por diversas equipas de Portugal, acabando na última época por realizar jogos na equipa B e nos jogos das Taças na principal. Sendo um jogador com excelentes características, mantém-se como o jogador de emergências, habitualmente cumpridor quando chamado a jogo.

#94 Samuel Portugal

O ex-jogador do Portimonense mantém a esperança de se estrear, mas sendo o terceiro guarda-redes terá de se esforçar para tal. Ainda assim, a experiência do jogador na Liga Portugal levou-o para o Norte, sendo agora um jogador para ajudar no balneário e, quando necessário, chamado a intervir.

Jogadores do Porto: Defesas

Entradas: Jorge Sánchez

Saídas:

#4 David Carmo

O jovem de 24 anos está longe de demonstrar o motivo pelo qual o FC Porto pagou 20 milhões de euros, mas a verdade é que mesmo com pouca utilização é um jogador apresentado para 2023/2024. Perante a idade e possíveis lesões dos seus colegas, poderá esta ser a sua temporada de afirmação na cidade do Porto.

#2 Fábio Cardoso

Embora não seja um jogador titular com regularidade, Fábio Cardoso é um defesa central muito regular e com características muito positivas, tornando-se muito estável quando chamado a intervir. No FC Porto desde 2021, o defesa central de 29 anos é uma peça chave para Sérgio Conceição no quarteto de defesas.

#3 Pepe

Com 40 anos, o internacional português ainda é a escolha número 1 no eixo defensivo. Pepe é um jogador de enorme qualidade e a idade não o assusta, acabando por renovar para realizar a temporada 2023/2024 até ao fim, possivelmente a sua última como jogador. Com passagens pelo Marítimo, FC Porto, Real Madrid e Besiktas e muitas vezes considerado um dos melhores do mundo, o defesa central é uma referência para todos os adeptos.

#5 Marcano

Após uma longa passagem pelo FC Porto, Marcano foi para a Itália em 2019, sendo jogador da Roma por duas temporadas. Todavia, foi possível o seu regresso a Portugal a custo zero e rapidamente tornou-se o jogador mais forte para dupla com Pepe, face à sua qualidade e características positivas. Acredita-se que esta possa ser a última temporada do espanhol no FC Porto.

#12 Zaidu

Arranca na sua terceira temporada ao serviço dos dragões após um negócio conseguido com o Santa Clara. O nigeriano passou por algumas lesões nos últimos tempos, mas é uma referência para Sérgio Conceição e as suas características mantêm o jogador como um jogador importante para 2023/2024.

#18 Wendell

O brasileiro de 30 anos chegou ao FC Porto em 2021 após um negócio com o Leverkusen, embora o treinador do Porto não tivesse muito agradado. Porém, a verdade é que o brasileiro ganhou a confiança do treinador e mantém-se como uma das escolhas para a ala esquerda defensiva.

#23 João Mário

O jovem português de 23 anos passou por uma terrível lesão na época passada, passando a sua grande maioria em recuperação. Todavia, o jovem formado no FC Porto é novamente uma escolha para lateral, tendo sido adaptado à posição com bastante qualidade. Na sua total recuperação, deverá ser o número 1 na ala direita.

#15 Jorge Sanchéz

Um dos últimos movimentos do mercado de verão por parte do FC Porto foi a entrada, ainda que a título de empréstimo, do mexicano Sanchéz, um lateral que pode ser utilizado nos dois lados e isso torna-se importante para o treinador. O jovem já conquistou vários títulos no México e espera-se que a experiência seja colocada em campo após a sua adaptação.

Jogadores do Porto: Médios

Entradas: Alan Varela, Nico Gonzalez

Saídas: Mateus Uribe, Otávio

#8 Grujic

Após uma temporada emprestado pelo Liverpool, o sérvio foi comprado na sua totalidade pelo FC Porto, tornando-se um jogador com um valor de mercado apetecível e justificável pelas capacidades defensivas. Com a saída de Mateus Uribe, Grujic torna-se um dos pilares como médio defensivo na equipa.

#6 Stephen Eustáquio

O reforço da época transata mantém-se como uma escolha de grande nível para a nova temporada, onde Eustáquio poderá aqui ganhar a titularidade e ser uma referência para as próximas temporadas. Após uma época onde foi substituto e regular nas suas presenças a titular, o médio poderá agora ser a escolha principal para Sérgio Conceição.

#16 Nico González

Uma das contratações mais esperadas do Porto realizou-se com o Barcelona. O médio espanhol de 21 anos trocou a sua cidade mãe por Portugal, em prol de se tornar um jogador com mais minutos e para potenciar as suas capacidades. É um jogador visto com um futuro de grande nível e já começou a ser lapidado por Sérgio Conceição.

#28 Romário Baró

O jovem de 23 anos voltou ao FC Porto após uma temporada emprestada no Casa Pia, mesmo após ser um jogador que se tornou campeão pela equipa do porto no seu primeiro ano como jogador principal. Todavia, precisava de evoluir e ganhou minutos na Liga Portugal para tal. Acredita-se que o jovem tenha agora a devida oportunidade.

#20 André Franco

O médio ofensivo está presente no FC Porto desde 2022, num negócio concretizado entre o Estoril e a equipa do Norte. Embora o jogador formado no Sporting CP não tenha realizado a melhor época em 2022/2023, mantém-se como uma aposta para a nova época, podendo agora afirmar a sua qualidade no plantel.

Jogadores do Porto: Avançados

Entradas: Iván Jaime, Francisco Conceição, Gonçalo Borges, Fran Navarro

Saídas: 

#11 Pepê

O jogador mais versátil de Sérgio Conceição permanece na invicta para ser uma peça chave para o treinador do Porto. O brasileiro de 26 anos tem realizado épocas bastante regulares desde a sua chegada e a capacidade de jogar em várias posições (recorde-se que jogou muito tempo como lateral) tornou-se um jogador fundamental.

#13 Galeno

No inverno de 2022, Galeno chegou ao FC Porto após 2 temporadas no Braga. Embora já tivesse passado pela equipa B do Porto, o mesmo não demonstrara nível suficiente para permanecer. Após o seu regresso, a experiência obtida entre o Portimonense, Rio Ave e Braga ditaram a capacidade total para ser titular para Sérgio Conceição.

#17 Iván Jaime

O reforço mais caro do FC Porto neste mercado de transferências chega aos dragões após um negócio de 10 milhões de euros com o Famalicão, tornando-se mais um jogador a chegar à equipa oriundo daquele clube. O médio ofensivo foi formado no Málaga e as boas exibições da época transata dão motivo para ser uma aposta numa grande equipa de Portugal.

#7 Gabriel Veron

Com toda a sua formação no Palmeiras, Gabriel Veron foi uma aposta clara do FC Porto, com uma margem de progressão enorme. Após uma época com vários minutos para se demonstrar, esta será a época para se apresentar na sua totalidade, esperando-se que o extremo ofensivo consiga dar mais de si ao treinador.

#10 Francisco Conceição

Com passagens entre o Belenenses, Sporting CP e Padroense, o filho de Sérgio Conceição está de volta a Portugal após uma pequena passagem pela Holanda, aos comandos do Ajax. O jovem atacante de 20 anos volta a ser a escolha do treinador, que se espera agora mais experiente para garantir mais minutos em campo.

#70 Gonçalo Borges

O jovem de 22 anos não é uma cara nova para os adeptos do FC Porto, pois entre os jogadores do Porto, o mesmo já fazia parte. Assim sendo, Gonçalo Borges viu a sua qualidade a ser analisada e ruma assim para a equipa principal, fazendo agora parte do plantel para 2023/2024, sendo um jovem extremo com qualidade para evoluir rapidamente.

#30 Evanilson

O avançado brasileiro de 23 anos chegou a Portugal em 2020 e conta com uma cláusula de rescisão de 100 milhões de euros. Um jogador muito versátil e criador de espaços no último terço do campo, passou por uma grave lesão e está a recuperar para voltar a ser um avançado temível no Estádio do Dragão.

#9 Mehdi Taremi

Entre as passagens entre o Irão e Qatar, o avançado iraquiano deu nas vistas e aterrou no Porto, mais concretamente em Vila do Conde, sendo um reforço de enorme qualidade para o Rio Ave. Após uma época ao serviço da equipa, o avançado rumou ao FC Porto pela sua qualidade de matador, tornando-se até hoje a referência número um em golos.

#21 Fran Navarro

Um dos avançados que foi garantido para 2023/2024 foi Fran Navarro, um negócio que já havia sido realizado ainda no mercado de inverno, mas apenas concretizado neste verão. Um dos melhores avançados da época transata, com mais de 15 golos marcados, é assim uma referência para o ataque dos dragões, deixando assim o Gil Vicente e rumado à invicta.

#29 Toni Martínez

O espanhol de 26 anos trocou o Famalicão pelo FC Porto em 2020, já tendo passado por diversos clubes na sua carreira. Afinal, Toni Martínez já passou pelo Murcia e Valência, na sua formação, mas também pelo West Ham, Oxford United, Valladolid, Majadahonda e Lugo. Desde presente no FC Porto, o jogador ganhou a confiança e a sua qualidade coloca-o estável na cidade do Porto.

#19 Danny Namaso

Formado no Wycombe Wanders e no Reading, o inglês é um reforço do FC Porto desde 2020, tendo passado a grande parte do seu percurso pela equipa B. Todavia, Namaso já ganhou a confiança do treinador do FC Porto e faz parte da equipa com muita regularidade, já tendo conquistado o campeonato de 2021/2022.

Plantel do Porto 2023/2024 – Transferências no mercado de verão

Entradas Saídas
Iván Jaime Otávio
Nico González Diogo Leite
Alan Varela Mateus Uribe
Fran Navarro Wilson Manafá
Francisco Conceição Nanu
Jorge Sánchez Rodrigo Conceição
Gonçalo Borges (equipa B) Fernando Andrade

Jogadores do Porto: Nacionalidades

Embora o FC Porto seja uma equipa que historicamente aposta com muita audácia no mercado sul-americano, sendo um sucesso nas últimas décadas, a verdade é que o atual plantel da equipa do FC Porto tem, na sua grande maioria, um plantel português, sendo 12 os jogadores de Portugal. O restante plantel é constituído por:

Espanha: 5 jogadores

Brasil: 7 jogadores

Nigéria: 1 jogador

México: 1 jogador

Sérvia: 1 jogador

Argentina: 1 jogador

Irão: 1 jogador

Inglaterra: 1 jogador

Artigo atualizado em setembro de 2023.

Foto: Icon Sport / SUSA