Jogadores do Benfica – Plantel 2023/2024
- Updated: 22/04/2022
Com a nova época 2023/2024 a abrir e com a possibilidade de existirem novas caras no plantel do Benfica, iremos atualizar a página consoante existam confirmações das novas caras para Roger Schmidt. Eis o plantel do Benfica para 2023/2024.
Total de Jogadores: 23 (com mais elementos a variar entre equipa principal e equipa B)
Idade média: 25 anos
Valor do mercado do plantel: 364 milhões de euros
Plantel do Benfica 2023/2024 ao detalhe
Guarda-redes
Entradas: Anatolij Trubin
Saídas: —
#? Anatolij Trubin
A mais recente contratação do Benfica coloca uma nova cara na baliza encarnada. Trubin trocou o Shakhtar Donetsk pela equipa encarnada e com apenas 22 anos promete ser uma opção válida a curto prazo. O negócio entre Trubin e Benfica correu da melhor forma e espera-se que o internacional ucraniano se torne uma referência entre os postes.
#99 Odysseas Vlachodimos
O guarda-redes principal do Benfica é o internacional grego Odysseas Vlachodimos. Com 28 anos é dono da baliza encarnada, onde conta com 76kg e mede 1,88cm. Nascido em 1994, foi reforço do Benfica em 2018 e permanece como a escolha principal, contando atualmente com mais de 200 jogos de águia ao peito.
#75 André Gomes
É a segunda/terceira escolha do plantel do Benfica para a época 2022/2023. André Gomes, que tem estado presente na equipa B, é um jovem guarda-redes que ainda não se estreou na equipa principal, mas com apenas 18 anos poderá estar para breve.
#24 Samuel Silva
Nascido em 2002, chegou ao Benfica para iniciar o seu percurso em 2013/2014, tendo já conquistado a Youth Champions League pelo clube encarnado. A sua enorme qualidade e margem de progressão fazem o mesmo estar presente para Roger Schmidt. Ainda não teve direito à sua estreia, mas poderá ser já na presente época, quando necessário.
Jogadores do Benfica: Defesas
Entradas: David Jurasek.
Saídas: Gilberto; Grimaldo, Lucas Veríssimo.
#66 António Silva
O jovem central português foi a grande escolha de Roger Schmidt para se enquadrar num bloco de defesas bastante experiente, mas a sua tenra idade não lhe retirou qualidade. Está presente no Benfica desde 2013 e fez parte da equipa jovem que conquistou a Youth Champions League. Nesta época subiu para a equipa principal e é das principais escolhas do treinador, onde conta com mais de 20 jogos de águia ao peito.
#6 Bah
Foi reforço de verão para a equipa do Benfica e faz parte a lista de jogadores do Benfica no plantel 2022/2023 com todo o mérito. Nascido a 1997, teve a sua primeira missão pelos Slavia Praga ao grande nível, onde as boas exibições abriram-lhe a porta para rumar a Portugal, reforço de qualidade do treinador e da ala direita do Benfica. (ATUALIZAÇÃO: poderá estar de saída)
#23 Mihailo Ristic
O esquerdino entrou para o Benfica neste mercado de verão, sendo uma escolha de Roger Schmidt. O esquerdino de apenas 27 anos já fez os seus primeiros minutos em Portugal e a passagem pelo Montpellier foi a rampa de lançamento para ter esta enorme oportunidade, face à grande qualidade que o mesmo demonstrou ao longo da carreira.
#91 Morato
Chegou ao Benfica em 2019 e muito jovem, mas a sua qualidade fez com que o atual treinador o quisesse na sua equipa. O brasileiro, com passagens pelo Portuguesa dos Desportos e pelo São Paulo, faz parte do lote de 23 jogadores para a presente época, contando com mais de 10 jogos realizados na equipa principal do Benfica.
#30 Otamendi
No seu regresso a Portugal, agora pelas cores do Benfica, mantém o seu grande nível de futebol, estando já na segunda época a representar os encarnados. Otamendi é um internacional argentino bastante experiente e um jogador que qualquer treinador deseja ter, onde a sua experiência pelos grandes palcos da Europa faz toda a diferença neste plantel do Benfica.
#13 David Jurasek
O mais recente jogador confirmado pelo Benfica é um lateral esquerdo que bateu um recorde no valor pago pelo mesmo, sendo um jogador de 14 milhões de euros diretamente para a posição de Grimaldo. Jurasek chega a Portugal após deixar o Slavia Praga e conta com 22 anos, tendo características muito ofensivas e de interesse de Roger Schmidt para se aplicar numa defesa a 3 elementos.
Jogadores do Benfica: Médios
Entradas: Orkun Kokcu
Saídas: Draxler
#8 Aursnes
O internacional pela seleção da Noruega estava bem referenciado pelo treinador encarnado, Roger Schmidt e rapidamente se tornou uma mais-valia na equipa. Na verdade, faz parte do plantel do Benfica para a presente época devido à sua qualidade de passe, visão de jogo e as armas que tem para criar rapidamente jogo ofensivo. Disputada o futebol holandês pelo Feyenoord até ser chamado para o Benfica, clube que deixou boas indicações da sua qualidade.
#22 Chiquinho
Foi no Moreirense que os alarmes despertaram para várias equipas, onde a sua qualidade era vista com alegria. Passou pelo Leixões e Académica antes de chegar à Liga Portugal, mas foi nela que criou o interesse por parte do Benfica. Está presente desde 2019 e é nesta época que está a ter a sua devida oportunidade, após passagens pelo Braga e Giresunspor a título de empréstimo.
#87 João Neves
O jovem de 18 anos não entrou nos primeiros treinos de Roger Schmidt na época 2022/2023, mas rapidmente deu nas vistas ao treinador e subiu à equipa principal de forma definitiva. Consta assim de um jogador atualmente fundamental para o treinador e acredita-se que 2023/2024 seja um ano de maior progressão e presença no Benfica. O médio deixa muitos adeptos satisfeitos e é mais uma aposta na formação do clube.
#? Orkun Kokcu
O primeiro grande reforço para Roger Schmidt na época 2023/2024 é o turco Kokcu, um jogador já referenciado pelo treinador encarnado e que protagonizou a transferência mais cara para a Liga Portugal. Com apenas 22 anos, o médio centro chega ao Benfica após realizar épocas de grande qualidade e nível aos comandos do Feyenoord. Esta transferência realizou-se por 35 milhões de euros e será um dos reforços com mais pressão na equipa.
#61 Florentino
Desde 2010 que é jogador do Benfica e começou a mostrar a sua qualidade em tenra idade. Contudo, face à qualidade do plantel ao momento da chegada à equipa principal, o jovem acabou por ser cedido ao Mónaco e Getafe, regressando em 2022/2023 para fazer parte do eixo defensivo do meio-campo encarnado. Evoluiu de forma drástica e é uma das peças para a posição de médio defensivo.
#2o João Mário
O internacional português e campeão nacional pelo Sporting CP teve a oportunidade de voltar para Lisboa após o Sporting não realizar a compra do seu passe. Sem espaço no Inter de Milão, o Benfica optou por trazer de volta um jogador muito experiente para o meio-campo, onde toda a sua polivalência merece destaque. Formado no FC Porto e com passagens pelo Sporting, Vitória de Setúbal, Lokomotiv de Moscovo, West Ham e Inter de Milão, o campeão europeu por Portugal em 2016 é, sem dúvidas, uma grande referência da equipa.
#7 David Neres
Com formação realizada no São Paulo e com passagens pelo Ajax e Shaktar, a infelicidade do conflito da Rússia com a Ucrânia obrigou o jogador a escolher outros caminhos e o Benfica agarrou essa oportunidade para oferecer ao treinador um jogador referenciado pelo mesmo. Polivalente no eixo de ataque, é um jogador muito forte individualmente, onde o play-off para a Liga dos Campeões ditou uma estreia brilhante pelo Benfica, sendo assim uma opção válida no plantel de 2022/2023.
#21 Schjelderup
Chegou a Lisboa para ser jogador do Benfica ao mesmo tempo que Tengstedt, jogando em posições diferentes e que o conhecimento do treinador na sua qualidade mereceu a confiança de Rui Costa para adquirir o passe do jogador. O extremo estava no campeonato da Dinamarca e sempre a dar boas indicações, onde com apenas 18 anos já é internacional pela Noruega e merece agora uma aposta ao mais alto nível, sendo uma aposta para curto e longo prazo.
Jogadores do Benfica: Avançados
Entradas: Di María, Arthur Cabral, Gonçalo Guedes
Saídas: Seferovic, Gonçalo Ramos
#33 Musa
Chegou ao Benfica no mercado de verão após realizar uma época bastante atrativa pelo Boavista e é uma das escolhas para o último terço da equipa de 2022/2023. Com apenas 24 anos, Musa já passou por clubes como NK Zagreb, Union Berlin e outros, valendo a sua progressão uma chamada à seleção croata.
#27 Rafa
Está presente no Benfica desde 2016, sendo uma escolha de todos os treinadores que por lá passaram. Um jogador bastante energético e com uma corrida muito forte, sendo uma referência no momento de contra-atacar ou ir para cima de um adversário. O internacional português é uma das armas do treinador para a época 2022/2023.
#19 Tengstedt
Com 22 anos é um dos nomes mais recentes no Benfica, sendo um reforço de inverno para o treinador. O jovem avançado dinamarquês foi uma escolha a pensar no presente, mas principalmente no futuro. Com passagens pelo FC Midtjylland e pelo Rosenborg, é momento para explorar as suas características no futebol português.
#11 Di Maria
Após várias épocas feliz em Portugal, conquistando os diversos títulos aos comandos do Benfica, o argentino viajou por vários clubes e passou pelos melhores do mundo. Mais de 10 anos depois, Di Maria está de regresso a Portugal, chegando com grande euforia pelos adeptos encarnados e com todas as possibilidades para voltar a ser feliz no seu regresso ao país. Conta hoje com 35 anos e com títulos no seu palmarés como o Campeonato do Mundo, Liga dos Campeões, entre outros.
#9 Arthur Cabral
Com a saída de Gonçalo Ramos para o PSG, a equipa do Benfica necessitava de um ponta de lança. A ida ao mercado dos encarnados trouxe para Portugal um dos avançados da Fiorentina, o brasileiro Arthur Cabral. Com fortes características dentro da área, o novo 9 do Benfica promete estar à altura do campeonato português, já se tendo estreado pela nova equipa.
#15 Gonçalo Guedes
De saída no final do mercado de verão, por conta do final do seu empréstimo, o nome de Gonçalo Guedes volta ao Estádio da Luz. O extremo está novamente de regresso, num novo empréstimo, sendo uma referência no eixo ofensivo para Roger Schmidt. Campeão pelo Benfica por várias vezes, a experiência coloca-se novamente junto da felicidade do jogador.
Plantel do Benfica 2023/2024 – Transferências no mercado de verão
Entradas | Saídas |
Orkun Kokcu | Julian Weigl |
Angel Di Maria | Gilberto |
David Jurasek | Grimaldo |
Anatoloj Trubin | Seferovic |
Arthur Cabral | Draxler |
Gonçalo Guedes | Gonçalo Ramos |
Jogadores do Benfica: Nacionalidades
Os jogadores do Benfica para a presente época dividem-se por algumas nacionalidades, mas todos os jogadores têm excelentes bases e conseguem comunicar entre si de forma clara, pois também têm um treinador holandês aos comandos. Olhando para a variação de países, eis a divisão de jogadores do plantel encarnado.
Portugal: 7
Brasil: 4
Dinamarca: 2
Noruega: 2
Argentina: 2
Sérvia: 1
República Checa: 1
Croácia: 1
Alemanha: 1
Grécia: 1
Turquia: 1
Ucrânia: 1
Assim sendo, os jogadores do Benfica para a época 2023/2024 são, na sua grande maioria, jogadores de nacionalidade portuguesa, algo que não acontecia há vários anos consecutivos, face ao investimento em internacionais.
Artigo atualizado em agosto de 2023.