Jogadores PT

Lage segue pisadas de… Eriksson

Lage segue pisadas de… Eriksson

Esta noite, na Luz, diante do Chaves, Bruno Lage pode ter encontro imediato com a história do Benfica. O treinador de 42 anos está a apenas uma vitória de se transformar no segundo treinador   da história dos encarnados a ultrapassar a fasquia dos sete triunfos consecutivos no campeonato no ciclo de estreia no comando técnico – o primeiro e único até aos dias de hoje foi Sven Goran-Eriksson, que em 1982/83, época de estreia na Luz, logrou vencer as primeiras 11 jornadas que riscou do calendário de então, destronando o registo que o húngaro Lajos Baroti amealhara duas épocas antes, ao lograr ciclo de sete triunfos consecutivos na sua estreia no comando técnico.

Na jornada anterior a esta, com o triunfo nas Aves por 3-0, Bruno Lage conseguiu igualar a marca de Lajos Baroti, averbando os mesmos sete triunfos deste, e pode agora descolar do húngaro no jogo desta noite em caso de triunfo, que lhe permitirá angariar a oitava vitória.

Depois disso, Lage até poderá almejar alcançar o feito de Erikson, ainda que não seja tarefa de simples execução, pois para igualar os mesmos 11 triunfos do sueco terá, além de vencer, hoje, o Chaves, de bater o FC Porto no Dragão, depois o Belenenses na Luz e, ainda, o Moreirense em Moreira de Cónegos.Curiosamente, o ciclo de Erikson na estreia também contemplou clássico com o FC Porto, mas na Luz. E foi, tal como sucederá com Lage, o nono jogo disputado no Campeonato. As águias, então, triunfaram por 3-1, com golos de Bastos Lopes, Veloso e Nené (Inácio marcou para os dragões, orientados por Pedroto).Foi esta a caminhada de Erikson: 1-0 ao Sp. Espinho (fora) na jornada 1; 3-0 ao Boavista (casa) na jornada 2; 3-1 ao V. Setúbal (fora) na jornada 3; 1-0 ao Salgueiros (casa) na jornada 4; 1-0 ao Estoril (fora) na jornada 5; 8-0 ao Varzim (casa) na jornada 6; 1-0 ao V. Guimarães (casa) na jornada 7;  1-0 ao Marítimo (fora) na jornada 8; 3-1 ao FC Porto (casa) na jornada 9; 1-0 ao Rio Ave (fora) na jornada 10; 4-2 ao Amora (casa), na jornada 11.