Jogadores PT

Jogadores do Sporting CP – Plantel 2024/2025

Jogadores do Sporting CP – Plantel 2024/2025 SUSA / Icon Sport

Com o campeonato de 2023/2024 conquistado, a equipa comandada por Rúben Amorim procura agora o bicampeonato e ser a equipa em destaque. Porém, existem caras novas e mais juventude num plantel que perdeu peças fundamentais. Conheça nesta página todas as entradas e saídas para a temporada 2024/2025.

Total de Jogadores: 25 (com mais elementos a variar entre equipa principal e equipa B)

Idade média: 23,7 anos

Valor do mercado do plantel: 383,90 milhões de euros

Plantel do Sporting 2024/2025 ao detalhe

Entradas Saídas
Conrad Harder Issahaku Fatawu
Zeno Debast Mateus Fernandes
Maxi Araújo Paulinho
Vladan Kovacevic Jovane Cabral
Sebastián Coates
Dário Essugo
Koba Koindredi
Rodrigo Ribeiro
Sotiris Alexandropoulos
Rúben Vinagre
Mateo Tanlongo
Rafael Pontelo

Guarda-redes

#1 Franco Israel

Não é o guarda-redes principal da equipa do Sporting, mas é o jogador que assume a camisola 1 após a saída de António Adan. Com um final de época onde assumiu a baliza e fez exibições muito positivas, o voto de confiança é total em Israel, podendo este ter um futuro risonho no futuro dentro da baliza leonina, continuando assim a evoluir como jovem e com muita confiança.

#13 Vladan Kovacevic

Chega ao Sporting a troco de pouco mais de 4 milhões de euros, acabando por ser o guarda-redes principal dos leões. Com 26 anos, o guardião bósnio conta com 1,92 metros de altura e será a chave nova entre os postes. Rúben Amorim aprecia muito as suas qualidades, pois é um elemento com qualidade a sair a jogar com os pés, podendo aqui o Sporting ganhar algumas mais-valias em termos de saída de bola.

#41 Diogo Callai

O jovem formado em Alcochete está fixado como uma das alternativas aos guarda-redes principais, sendo um jovem com 20 anos que tem tudo para se manter neste nível, embora possa alternar com o seu companheiro Diogo Pinto. Ainda assim, o brasileiro está com a equipa principal e poderá ser uma das apostas para o futuro.

Jogadores do Sporting: Defesas

#25 Gonçalo Inácio

Com 23 anos, parece um jogador ainda imaturo, mas carrega já dois títulos de campeão nacional e é uma das peças chave do Sporting e do eixo defensivo. Com muita qualidade a sair a jogar e com poder de antecipação, entre outros atributos, o jovem formado no Sporting é uma aposta clara de Rúben Amorim para ser o elemento mais titular dos leões, mantendo-se assim na sua progressão e, é agora, o elemento mais velho da era Rúben Amorim naquela posição.

#26 Ousmane Diomandé

Chegou do Mafra até ao Sporting e existiam muitas dúvidas sobre a sua qualidade. Porém, o mesmo apresentou-se e apresenta um futebol de muita qualidade para os seus 20 anos. Com altos e baixos, mas com uma temporada 24/25 a iniciar para ele de forma muito positiva, Diomandé deverá ser uma das peças a refinar e a ser muito regular na nova temporada, podendo assumir a posição mais central da tática utilizada pelo seu treinador.

#6 Zeno Debast

Com apenas 20 anos, Debast foi o reforço para o eixo defensivo deste mercado de verão e é a aposta para 2024/2025. Internacional pela seleção da Bélgica e com uma enorme margem de progressão, o defesa central está em processo de adaptação às táticas e ideias de jogo do treinador, mas pelo valor contratado (a rondar os 20 milhões de euros), não tarda a assumir a titularidade e a demonstrar o motivo de ser valioso.

#3 St. Juste

Uma das mais caras contratações do Sporting está bastante recuada no terreno, de seu nome St. Juste. O holandês ingressou a equipa do Sporting após um longo ciclo de lesões e continua a ter alguns problemas. Todavia, é um jogador de excelência quando está em boa forma, dando boas indicações em 2023/2024. Ainda assim, o seu histórico mantém-se e está novamente em recuperação para ser uma aposta para a nova temporada, onde os adeptos desacreditam cada vez mais no valor do mesmo.

#72 Eduardo Quaresma

Cara bem conhecida no Sporting pela sua progressão nos diversos escalões leoninos, mas também por ter sido aposta dos treinadores aquando de Gonçalo Inácio. Com qualidade técnica e velocidade, Quaresma tardou a ser aposta na equipa principal, mas após passagens por empréstimo e com ganho de maturidade, é agora um elemento de confiança da equipa técnica e tem sido essencial no arranque da temporada, como deverá ser em toda a temporada.

#2 Matheus Reis

O brasileiro de 29 anos foi uma das maiores surpresas dos leões aquando da sua vinda do Rio Ave para Alvalade. Com excesso de peso e fora do seu índice físico, o jogador foi ganhando terreno e tornou-se um jogador acarinhado por todos os adeptos e com uma entrega que o faz estar presente na grande maioria dos jogos, quer nas alas, quer como defesa central. Matheus Reis entra assim na quarta época aos comandos de Rúben Amorim e mantém-se uma aposta clara para 2024/2025.

#22 Iván Fresneda

Chegou ao Sporting no verão de 2023, mas ainda não se conseguiu afirmar na equipa. Após vários momentos onde se pensou que não seria aposta para 2024/2025, o jovem espanhol está na equipa principal e pode ser uma alternativa na ala defensiva.

#47 Ricardo Esgaio

O patinho feio continua como jogador fundamental para Rúben Amorim. Ricardo Esgaio é o jogador que agrada ao treinador e, mesmo passando por maus momentos, conseguiu terminar a última época com bons números. Tem agora concorrência ao mais alto nível e poderá perder minutos dentro de campo, mas continua a ser um jogador de balneário que o treinador não quer dispensar.

#72 Eduardo Quaresma

Após uma época emprestado pela Alemanha, Quaresma não era garantido que ficaria no plantel da equipa do Sporting. Todavia, entre os jogadores do Sporting presentes na apresentação e nos primeiros minutos, o jovem defesa central da equipa faz parte, devendo assim ter um voto de confiança do treinador.

#21 Geny Catamo

Embora a sua posição de raíz seja na ala mais ofensiva do campo, a verdade é que realizou uma temporada muito positiva e é uma mais-valia naquela posição, acabando mesmo por jogar na grande maioria no eixo defensivo, quer na direita, quer na esquerda. Com isso em mente, este é um dos elementos mais importantes atualmente para o Sporting, tornando-se uma ferramenta muito importante a desenvolver e a limar.

#11 Nuno Santos

As últimas temporadas foram com Nuno Santos na ala defensiva e as indicações mantém-se, embora os primeiros minutos da nova temporada tenham sido com o jogador mais ofensivo. Existindo mais alternativas no eixo defensivo, é possível que Nuno Santos finalmente suba no terreno, mas esta é a posição mais utilizada no Sporting e deverá assim manter-se, sendo assim colocado como um defesa.

Jogadores do Sporting: Médios

#42 Morten Hjulmand

Ingressou o Sporting na temporada 2023/2024 e rapidamente tornou-se uma referência, um líder. Uma temporada passada e é agora o capitão principal para 2024/2025, com uma postura de excelência e um jogador que agrada ver e ser visto. Com 25 anos, o dinamarquês é a ligação entre eixo defensivo e ofensivo, acabando por ser a referência principal do meio-campo.

#5 Morita

O japonês de 29 anos continua em Alvalade discretamente, onde o futebol e a qualidade de jogo são as suas mais-valias, onde discretamente faz exibições de excelência e é um jogador muito importante a criar ligações no meio-campo. Após passagem pelo Santa Clara, o médio caminha para a terceira temporada de leão ao peito.

#23 Daniel Bragança

Após uma lesão muito grave, Daniel Bragança recuperou na sua totalidade e está mais jogador que nunca. Com 25 anos, o jovem é uma aposta do treinador e continua a tornar-se ainda mais confiante e a transmitir confiança. Muita qualidade com bola no pé e no seu passe, o jovem acaba por ter muitos momentos importantes quando é chamado a intervir, sendo de momento uma alternativa de qualidade no meio-campo.

#8 Pedro Gonçalves

A carregar a camisola 8, mas raramente nesta posição, Pedro Gonçalves continua a fazer história no Sporting e é um dos pilares da equipa. Habituado a jogar em terrenos mais avançados, mas sempre pronto a recuar, Pote é um dos elos mais fortes do plantel, acabando por ser polivalente e um monstro no que toca a decisões e toque de bola. Não existiu mercado de transferências para o jogador e o agora internacional por Portugal mantém-se como titular indiscutível em Alvalade.

Jogadores do Sporting: Avançados

#20 Maxi Araújo

O mais recente reforço do Sporting para temporada 2024/2025 é um extremo de raíz e com qualidades que pode vir a tornar-se destaque em Portugal. Com 24 anos, o argentino troca o Toluca por Portugal, fazendo o caminho oposto de Paulinho. O internacional pela seleção do Uruguai é agora uma referência para ser trabalhada no eixo ofensivo, tornando-se o quinto jogador mais caro da história do Sporting.

#90 Afonso Moreira

Presente na pré-época e sem indicações que iria permanecer na equipa, a verdade é que Afonso Moreira já teve a confiança do jogador e os seus primeiros minutos com a camisola principal dos leões. Com isso em mente, acredita-se que o extremo fará parte dos planos para a presente temporada.

#10 Marcus Edwards

Pensou-se por diversas vezes que o extremo inglês iria abandonar o Sporting após perder a sua titularidade. Todavia, o mercado não foi o mais positivo para o mesmo, mantendo-se assim mais uma temporada de leão ao peito. Com qualidades que não podem ser negáveis, principalmente no um contra um, Marcus Edwards é um jogador importante e pode resolver um jogo sozinho, tornando-se assim uma peça fundamental para Rúben Amorim.

#17 Francisco Trincão

Realizada a compra da totalidade do seu passe ao Barcelona na temporada passada, Francisco Trincão demorou a afirmar as suas qualidades em Alvalade. Todavia, está a desfrutar de um momento muito positivo e arrancou em 2024 num nível muito elevado, sendo agora um mais-valia para os leões e um jogador muito importante para o que é o objetivo do Sporting para 2024/2025.

#57 Geovany Quenda

Começou a dar nas vistas na ala defensiva do Sporting e tem tomado conta da posição, mas o seu nome é mais conhecido no que toca a futebol ofensivo. Com os jogadores todos recuperados na ala direita, Quenda deverá assumir terrenos mais ofensivos, podendo com 17 anos tornar-se uma referência de alto nível para a equipa e treinador, pois tem uma qualidade acima da média e tem sido uma verdadeira e corajosa aposta de sucesso.

#9 Gyokeres

O avançado sueco foi o melhor marcador da Liga Portugal na temporada passada e apresenta-se na nova temporada para correr atrás de mais um prémio. Com uma qualidade pouco habitual em Portugal, o avançado Gyokeres é a referência mais forte do último terço do Sporting, sendo um verdadeiro pesadelo para os seus adversários.

#19 Conrad Harder

O mais recente reforço da posição 9 é dinamarquês e com 19 anos quer ser o maior adversário de Gyokeres. Num mercado muito atripulado e sem fim à vista, o jovem jogador foi a aposta para a posição de avançado, tendo agora uma missão complicada e de respeito, pois tem colegas muito fortes, mas com 19 anos a sua margem é enorme e poderá surpeender rapidamente, embora ainda não tenha ido a jogo.

Foto: © Icon Sport / SUSA