Moussa Marega foi disputado intensamente por FC Porto e Sporting no passado mercado de inverno, tendo os dragões levado a melhor e garantindo a contratação por 3,8 milhões de euros. As expetativas com a sua chegada eram enormes, mas as coisas acabaram por não correr como esperado. Existem três motivos fortes para isso. Primeiro, qualquer jogador que chega de um clube mais humilde para atuar num grande, precisa sempre de um tempo de adaptação. Segundo, o momento que o clube atravessava, não ajudava a esse processo. E, por último, quando era aposta, jogava como extremo, enquanto que a sua posição natural é no centro do ataque.
Depois da época menos conseguida, Marega acabou por ser ‘diabolizado', quer pela imprensa, quer pelos adeptos. Levado por esta onda, Nuno Espírito Santo, que acabava de chegar ao clube, decidiu dispensar imediatamente o jogador, sem sequer lhe ser dada uma oportunidade na pré-época. Acabou por ser afastado do primeiro encontro particular, frente ao Valadares. E, depois, não seguiu para o estágio realizado na Alemanha, tendo sido colocado na lista de dispensas.
O Vitória Sport Clube, que estava à procura de um avançado centro, acabou por garantir o concurso do seu empréstimo. Desde então, Marega tem maravilhado a Cidade de Berço, estando a realizar um arranque de temporada sensacional. Hoje, voltou a encantar, apontando um hat-trick, na vitória sobre o Rio Ave (0-3). Desta forma, já regista dez golos na temporada, em apenas oito jogos. Um registo até superior a avançados de nível mundial como o uruguaio Cavani, que leva também 10 golos mas em 10 jornadas; e Dzeko, que fez 10 golos em 11 jogos pela Roma.
A mudança de sistema de 4-3-3 para 4-4-2 implementada por Nuno Espírito Santo, veio acentuar a necessidade de contar com um avançado com as suas características. Rápido, potente em termos físicos, forte nas diagonais e com uma boa capacidade de finalização.
Por estas razões todas, acaba por ser bastante surpreendente que o melhor marcador da liga, com sete tentos, não tenha espaço no plantel do técnico portista.