Uma época bastante negativa por parte do Sporting CP obriga o clube a preparar-se para a possível falha do acesso à Liga dos Campeões. E, por isso mesmo, há jogadores que terão a porta da saída durante o mercado de inverno. Em suma, Rúben Amorim viu o seu lateral a despedir-se dos adeptos no final da Taça da Liga, pois foi o seu último jogo de verde e branco.
Objetivos falhados e Liga dos Campeões cada vez mais longe
Após duas épocas satisfatórias por parte dos leões, onde conquistaram vários títulos, onde se destaca o campeonato português, o Sporting CP não consegue manter o ritmo, perdendo jogadores cruciais em todos os mercados desportivos e colocando o plantel ao dispor de Rúben Amorim cada vez mais limitado. Ainda que o treinador esteja num projeto que a base seja a formação, a verdade é que há jogadores que retiram muita qualidade.
No seu trajeto pelos leões começou por perder Nuno Mendes, lateral esquerdo que era fundamental naquela ala, mas que acabou por ser bem protegida por Nuno Santos e Matheus Reis. Seguiu-se Matheus Nunes, jogador crucial no meio-campo ofensivo e que retirou bastante força, onde João Palhinha rumou ao Fulham e acabou o Sporting CP por perder o seu grande porte. Contudo, é a vez de Pedro Porro rumar ao Tottenham e os leões ficam totalmente desfalcados na ala direita.
Sendo assim, uma equipa bastante fragilizada que acaba por perder objetivos da época, onde além de perder a Taça de Portugal numa base muito inicial, perdeu a Taça da Liga frente ao FC Porto e o campeonato está muito longe, onde mesmo uma luta pela Liga dos Campeões parece impossível de alcançar. Assim sendo, a falta da liga milionária afeta as contas do clube.
Falha do acesso à Liga dos Campeões obriga clube a vender
Percebe-se assim que o acesso à Liga dos Campeões é praticamente impossível e é necessário vender as mais-valias do clube para manter as contas com saldo positivo. Sendo um jogador muito bom e com muito interesse neste mercado, Pedro Porro acabou por ser a ‘vítima' do falhanço dos objetivos do Sporting CP. Na verdade, seria muito difícil o Sporting CP rejeitar a proposta mesmo que tivesse a época em aberto, mas sendo uma época longe do objetivo, obrigatório se torna para quem precisa de equilibrar as contas.
Resumidamente, Pedro Porro vai para o Tottenham por empréstimo a troco de 5 milhões de euros e no final da época o clube inglês pagará os restantes 40 milhões. Os leões ainda com o restante passe de Marcus Edwards, que era de 50% ao momento.
Lateral espanhol sai do clube com muitas recordações
O lateral espanhol, Pedro Porro, acaba assim por ver o seu futuro a passar pela Premier League, um sonho para qualquer jogador. Após passagem pelo Manchester City, onde não tinha espaço na equipa e não era parte do plantel principal, vê a sua carreira a subir novamente de nível, após duas épocas de grande sucesso no Sporting CP. Esta estava a ser a terceira época de Pedro Porro nos leões, sendo peça fundamental.
O jovem leva consigo a recordação da conquista da Liga Portugal, que fugia aos leões há 19 anos e 2 taças da liga. No tempo que vestiu a verde e branca, disputou 98 jogos, dos quais marcou 12 golos e assistiu por 20 vezes.