Jogadores PT

Melhores jogadores em fim de contrato na temporada 2022/2023

Melhores jogadores em fim de contrato na temporada 2022/2023 Icon Sport

Os principais campeonatos de futebol da Europa estão a terminar, existindo já diversos campeões. Todavia, as equipas começam já a estudar o mercado de transferências e existem diversas estrelas no lote de jogadores em fim de contrato.

Estrelas de futebol surgem na lista de jogadores em fim de contrato

Habitualmente a lista de jogadores em fim de contrato não surge com grandes nomes, pois os melhores jogadores de futebol estão sempre associados a longos contratos, ou antes do seu término, assinam contrato com outros clubes. Todavia, a época de 2022/2023 irá terminar com várias surpresas e grandes nomes de estrelas de futebol em fim de contrato.

Juntamos assim a lista dos principais nomes em destaque, com a presença de portugueses nesta lista. Ainda assim, realçamos que, jogadores como Grimaldo, aproveitaram as últimas semanas para assinar contrato antes de ficarem livres.

Jogadores em fim de contrato em 2022/2023

Entre uma extensa lista de jogadores em fim de contrato na presente época desportiva 2022/2023, eis os jogadores em destaque na Europa para serem grandes reforços, em Portugal ou não:

Raphael Guerreiro

O lateral esquerdo de 29 anos é uma das certezas nesta lista de jogadores em fim de contrato. Além de ser conhecido o seu fim de contrato, o mesmo afirmou que não irá permanecer no Borussia Dortmund nas próximas temporadas. Assim sendo, irá surgir um novo ciclo para o internacional português.

Raphael Guerreiro fez toda a sua formação na França, mas foi em Dortmund que se tornou um grande jogador, mas infelizmente não conseguiu vencer a Bundesliga, ainda que esse título tenha sido perdido nos últimos minutos do seu contrato. Poderá o jogador viajar para Portugal?

João Moutinho

Com 36 anos, o antigo jogador do Sporting CP e FC Porto ficará livre no final da presente temporada. Após vários anos na Premier League, o internacional português deverá envergar noutro clube, principalmente pela idade que não é um fator a favor. Ainda sem conhecimento por onde passará o seu futuro, João Moutinho deverá assinar por um clube para terminar a sua carreira, sendo pedido de alguns adeptos do FC Porto o seu regresso.

Adrien Silva

O internacional português e campeão europeu por Portugal em 2014 está a disputar o campeonato da Arábia Saudita, mas é um jogador em final de contrato. Com 34 anos Adrien Silva poderá ou não manter-se pela Arábia, sendo totalmente desconhecido o seu futuro. Porém, em outras oportunidades para viajar para campeonatos mais apelativos, o mesmo não o fez, podendo novamente o seu futuro passar por clubes menos conhecidos para os portugueses.

Entre os portugueses em final de contrato, passam ainda nomes como Wilson Manafá, Nelson Oliveira, José Fonte, Joelson Fernandes, entre outros. Porém, estes são os nomes mais conhecidos. Veremos seguidamente os nomes de estrelas conhecidas mundialmente.

Milan Skriniar

Desde 2017 no Inter de Milão, Milan Skriniar irá ficar livre no final da presente temporada. O internacional eslovaco é o jogador com maior valor de mercado (60 milhões) na lista de jogadores em fim de contrato. Defesa central de raiz e com 28 anos terá um mercado facilmente apelativo para si, ainda que possa surgir uma renovação atempada por parte do clube italiano.

Jogador do ano por quatro anos consecutivos na Eslováquia, recorde-se que foi um dos jogadores presente na conquista dos diversos títulos recentes do clube, como a conquista da Série A, Taça e Supertaça de Itália e a mais recente presença na final da Liga dos Campeões.

Lionel Messi

Provavelmente o nome mais sonante na lista de jogadores em fim de contrato. Lionel Messi, avançado do PSG na presente temporada, ficará sem contrato no clube francês no final da época. Já vencedor da Ligue 1 e atual campeão do mundo, o argentino terá em cima da mesa diversas oportunidades. O rumor mais recente leva o argentino para a Arábia Saudita, podendo assim tornar-se novamente rival de Cristiano Ronaldo. Porém, a sua qualidade é inigualável e está na possibilidade um regresso a onde foi bastante feliz, Barcelona.

Karim Benzema

Está presente em Madrid desde 2009 e venceu todos os títulos possíveis com a camisola do Real Madrid. Karim Benzema chega aos 35 anos na possibilidade de ficar sem clube, mas o vencedor da Bola de Ouro de 2022 não deverá ter problemas em encontrar um novo clube. Ainda é desconhecido se existem problemas internos para uma não renovação por parte do clube que é fiel há mais de 10 anos, mas o internacional francês poderá, facilmente, rumar a outros palcos, quiçá terminar a sua carreira no seu país, França.

Adrien Rabiot

Companheiro de Benzema na seleção da França, Adrien Rabiot termina na presente temporada o seu contrato com a Juventus. Após longos anos ligado ao PSG, o médio assinou pela Juventus em 2019 a custo zero. Temporadas depois, Rabiot volta ao mesmo processo, ou seja, está novamente livre para assinar a custo zero por outro clube.

Youri Tielemans

O belga de 26 anos começou a dar nas vistas no Mónaco, clube pelo qual venceu a Ligue 1. Rapidamente viu o seu nome cresceu e abraçou o projeto do Leicester. Após diversas épocas, não só o Youri Tielemans poderá assinar a custo zero por outro clube, como o Leicester confirmou a sua descida de divisão. Olhando para este último fator, deverá ser garantido que o médio-centro internacional pela Bélgica procure um novo projeto para si.

Daichi Kamada

Após três temporadas a jogar pelo Frankfurt, o japonês de 26 anos poderá assinar por qualquer clube no final da presente época, não fosse um jogador em fim de contrato. Daichi Kamada foi recentemente associado ao Benfica e a conquista do 38.º título por parte dos encarnados poderá ser uma motivação extra para o jogador assinar e viajar para Portugal. O médio ofensivo é uma referência para uma posição que precisa de ser reforçada pelo treinador Roger Schmidt.

Ilkay Gundogan

O internacional alemão está no Manchester City há diversas temporadas, mas com 32 anos poderá ser o fim do seu ciclo. Presente na final da Liga dos Campeões, título que lhe falta conquistar pelo clube inglês, Ilkay Gundogan poderá terminar o seu longo ciclo em Manchester, ainda que seja um jogador extremamente importante para Pep Guardiola.

Marco Asensio

Com 30 jogos disputados na presente época aos comandos do Real Madrid, Marco Asensio poderá terminar uma ligação com o clube após ser contratado em 2017. O internacional espanhol é um jogador de extrema qualidade, mas acaba por ser mais uma estrela do Real Madrid a surgir na lista de jogadores em fim de contrato. Por isso, não sabendo se existe uma possibilidade de renovação, será um jogador com facilidade de encontrar um novo clube no próximo mercado de transferências.

Roberto Firmino

O avançado de 31 anos aproveitou o último jogo em casa do Liverpool para se despedir dos adeptos que durante várias épocas o acarinharam, percebendo-se assim que não existirá uma renovação para Roberto Firmino. Numa época que esteve lesionado e afastado dos relvados, ainda contou com 25 partidas realizadas na Premier League, sendo autor de 11 golos e 4 assistências. Segundo notícias na comunicação social, é um dos jogadores em análise por parte do Real Madrid.

N'golo Kanté

Tornou-se destaque no eixo defensivo do Leicester aquando da conquista do título da Premier League, não existindo como contornar a sua tremenda qualidade. Porém, a sua viagem para o Chelsea não resultou em pleno. Continuou a ser um jogador incrível e que em poucos se pode encontrar igual, sendo para muitos jogadores o melhor médio defensivo do mundo.

Não vivendo o Chelsea as suas melhores épocas e sendo N'Golo Kanté um jogador a viver um momento pouco saboroso fruto das suas lesões, deverá embarcar numa nova missão no final da presente temporada.

Toni Kroos

O alemão é considerado por muitos um dos melhores médios de sempre, mas a verdade é que o jogador do Real Madrid termina o seu ciclo na La Liga na presente temporada. Podendo ainda renovar pelo clube, a verdade é que os seus 33 anos poderão levá-lo a pensar se quer voltar para o seu país de raiz, onde já venceu diversos títulos. Toni Kroos fez a sua formação no Greifs e Rostock, mas foi no Leverkusen e Bayern de Munique que se tornou uma estrela.

Naby Keita

A comunicação social tem falado bastante sobre Naby Keita nos últimos dias, podendo rumar a um grande clube na próxima temporada, podendo estar em cima da mesa um contrato com o Barcelona ou um regresso a Bayern de Munique. Sem espaço no plantel do Liverpool, Naby Keita realizou apenas 8 partidas na temporada, passando por estar afastado do plantel, como lesionado. Assim sendo, é mais que garantido a sua saída do clube inglês.

David de Gea

Presente em Manchester desde 2011, David de Gea vê no final da presente temporada o seu contrato a terminar. Não é, infelizmente, um jogador muito amado no Manchester United, podendo facilmente o seu futuro não passar por uma renovação. O espanhol, formado na sua totalidade no Atlético de Madrid, poderá ver o seu futuro a rumar para outros campeonatos, sendo a Espanha uma possibilidade.

Moussa Dembelé

Emprestado pelo Atlético de Madrid ao Lyon de França na presente temporada, o médio ofensivo francês vê o seu contrato a chegar ao fim, sendo garantido que o Atlético de Madrid não irá renovar com o jogador, visto não se ter conseguido enquadrar na equipa, muito menos no futebol lá praticado.

Assim sendo, Moussa Dembelé será um jogador livre em algumas semanas, onde a sua velocidade e capacidade de drible poderão ser características em análise por outros clubes interessados no seu trabalho.

Luka Modric

O croata de 37 anos poderá ou não pendurar as chuteiras no final da presente temporada. Após uma época muito menos conseguida por parte do Real Madrid, não alcançando os objetivos da Liga dos Campeões e do campeonato nacional, Luka Modric poderá estar de saída. A idade já é um fator a ter em conta, principalmente quando os 50 jogos na presente temporada são um número bastante pesado, mas que o médio cumpriu com toda a sua classe.

Com 37 anos, ficará nas próximas semanas respondida a dúvida se ainda fará ou não mais uma época como jogador.

Di Maria

A estrela que passou pelo Benfica será novamente um jogador em fim de contrato no final da temporada. Associado por diversas vezes ao Benfica em épocas transatas, o campeão do mundo está novamente associado ao clube encarnado. Angel Di Maria é uma referência no eixo ofensivo da Juventus, mas a sua passagem por Itália não realça a sua qualidade de futebol, pois lá pratica-se um futebol mais defensivo.

O seu ciclo deverá terminar, podendo o argentino de 35 anos rumar para qualquer lado, mas o final da sua carreira em aproximação poderá levar a um clube com mais sentimento, não fossem os sul americanos ligados a esses pormenores. Ainda assim, poderá passar pela Europa o seu futuro.

Outros jogadores em fim de contrato na presente temporada

Ainda que tenhamos referido excelentes referências do futebol mundial em fim de contrato, assim como os principais portugueses, alertamos que são dezenas de outros jogadores de alta qualidade que vêm o seu contrato a terminar, mas impossível de relatar todos eles. Todavia, destacamos mais alguns jogadores importantes em fim de contrato, com destaque para o jogador do FC Porto:

  • Matheus Uribe
  • Marcus Thuram
  • Evan Ndicka
  • Konrad Laimer
  • Wilfried Zaha
  • Ramy Bensebaini
  • Jonathan Bamba
  • Inigo Martinez
  • Daniel Amartay
  • Jefferson Lerma
  • Houssem Auoar
  • Jesse Lingard
  • Mahmoud Dahoud
  • Adama Traoré
  • Tom Davies
  • Dani Ceballos
  • Joel Veltman
  • De Vrij
  • Oxlale-Chamberlain
  • Lucas Moura
  • Andrea Belotti
  • Chris Smalling
  • Hector Bellerín

Este artigo foi baseado nos dados disponível no transfermarkt.

Foto: © Icon Sport