Tornou-se mesmo oficial. Slimani teve uma segunda passagem muito curta pelo Sporting, onde foi bastante feliz. O avançado argelino entrou em conflito na época transata, após chegar no mercado de inverno e, desde então, foi afastado de forma total do plantel. Agora, sem a possibilidade de contornar um caminho, rescindiu com o Sporting e é reforço do Brest.
Slimani não voltou a ser feliz no Sporting CP
Após uma passagem muito feliz por Portugal, nas épocas de 2015 e 2016, Slimani foi vendido por 30 milhões de euros, numa saída feliz do avançado onde todos os adeptos ficaram tristes. Quando surgiu a hipótese de voltar, no início de 2021, o treinador Rúben Amorim negou a contratação. Todavia, com a excasses do plantel e em prol de satisfazer os adeptos, o presidente do Sporting, no início do ano de 2022 voltou a trazer Slimani até Alvalade.
A sua passagem inicial foi positiva, com necessidade de ganhar ritmo físico, mas que rapidamente encontrou o fundo da baliza, marcando vários golos em poucos jogos. Contudo, por algum motivo que, ainda, não é público, houve um conflito com a equipa técnica, mais propriamente com Rúben Amorim e o avançado foi afastado da equipa. Desde então, o Slimani não voltou a vestir a camisola leonina e manteve-se a treinar sozinho.
Da infelicidade à rescisão
Quando se pensava que o Sporting poderia optar por reverter esta situação face à lesão de Paulinho e a saída de jogadores fundamentais, como João Palhinha e Matheus Nunes, tudo deu continuidade da época passada. Ou seja, Slimani foi convidado a abandonar Portugal. O jogador e clube chegaram a acordo e, com pouco mais de 6 meses em Portugal, Slimani rescinde com o clube e viaja, de novo para a França.
Avançado é reforço do Brest, de França
Foi assim oficializado no clube francês, onde irá cumprir uma época desportiva, mas tem mais um ano de opção no seu novo contrato. Assim sendo, Slimani, agora com 34 anos, volta à França, país onde já passou por duas vezes, em 2019 pelo Mónaco e em 2021 pelo Lyon. Assim sendo, um campeonato que lhe é conhecido, embora não tenha sido tão fulcral como na sua primeira passagem pelo Sporting CP.
Os números e títulos de Slimani
O argelino, internacional pelo seu país, conta com 363 jogos na sua carreira. As suas maiores passagens foram:
- Ligue Professionnelle 1 – 97 jogos; 32 golos; 10 assistências.
- Liga Portugal – 91 jogos; 52 golos; 15 assistências.
- Ligue 1 – 48 jogos; 13 golos; 9 assistências.
- Premier League – 40 jogos; 8 golos; 6 assistências.
O resto dos seus jogos são repartidos por outras competições internacionais, como a Liga Europa onde tem 19 jogos, a Liga turca onde tem 15, Champions League 13, entre outras. Ao total, Slimani conta com:
- 132 golos marcados;
- 46 assistências.
Em termos de títulos, Slimani conta com um pequeno museu:
- Vencedor da Taça de Portugal (Sporting)
- Vencedor da Supertaça (Sporting)
- Campeão Africano (Argélia)
Agora, Slimani tem pela frente o campeonato francês, devendo ser, à partida, o último campeonato que o atleta vá jogar, a menos que haja num futuro um campeonato que o mesmo deseje jogar para terminar a sua carreira. O Brest leva assim para França um excelente avançado!00