Jogadores PT

Após eliminação contra Portugal, grande jogador deixa a seleção

Após eliminação contra Portugal, grande jogador deixa a seleção

Com mais de 640 partidas na sua carreira, é hora do jogador se despedir da sua seleção. Face a não ter alcançado o Mundial de 2022, o jogador não quis dar continuidade à sua carreira, algo que se iria esforçar caso tivesse ultrapassado Portugal no qualificador.

Uma carreira com bons números e clubes de prestígio

Com 39 anos e com passagens em clubes como Nápoles e Inter, o Macedónio despede-se não só da sua passagem pela seleção, como dá por terminada a sua carreira. Após chegar ao fim o seu contrato com o Parma, Goran Pandev deixa agora as suas chuteiras penduradas. Consigo, o avançado leva vários títulos no seu palmarés, sendo assim o jogador do seu país com mais títulos conquistados.

Formado no Belasica da Macedónia e no Inter, de Itália, Goran Pandev foi um dos jogadores mais históricos e felizes da sua nacionalidade. Ao fim de 39 anos, o jogador dá por terminada a carreira, onde o grande nível do mesmo foi disputado, quase na totalidade, na Série A de Itália. Após ser eliminado no qualificador para o Mundial de 2022, Goran Pandev abandona o futebol.

Os números de Goran Pandev

644 partidas foram realizadas por Goran Pandev, o avançado Macedónio, também com nacionalidade italiana. O seu futebol profissional começou aos comandos do Inter, onde por várias épocas foi emprestado para ganhar experiência. Por isso, entre 2002 e 2004 passou pelo Spezia e Ancona. Após esse ciclo, foi vendido à Lazio.

Uma carreira com muitas mexidas

A carreira de Pandev demonstrava que era feita de momentos, pois 6 anos ligados à Lázio voltou a ser um jogador de referência para o Inter, onde voltou a comprar o jogador, a custo zero. O empréstimo voltou a ser uma realidade, passando duas épocas emprestado ao Nápoles, onde o mesmo obteve a opção de compra em 2012. Todavia, o fim da era na Itália chegou em 2014.

Os turcos do Galatasaray foram até Itália para levar Pandev para o seu clube, onde novamente a custo zero aceitou a proposta, mas não foi feliz. Com apenas um ano de contrato, no final do mesmo o jogador voltou para Itália, assinando pelo Génova.

A partir do Génova o jogador tornou-se uma referência, passando 7 épocas como avançado da equipa, sempre com boas referências. Face à sua idade, o ciclo terminou, mas fez mais uma época no Parma, em prol de ajudar a equipa a voltar à Série A.

Com estas suas passagens  todas, Goran Pandev alcançou os fantásticos números:

  • Série A – 493 jogos, 101 golos e 58 assistências
  • Taça da Itália – 46 partidas, 15 golos e 9 assistências
  • Liga dos Campeões – 33 partidas, 5 golos e 4 assistências
  • Série C-A – 22 jogos, 4 golos

Os restantes jogos foram passados pela liga Turca, Série B de Itália, Liga Europa, entre outros. No fundo, terminou o seu clico com 139 golos e 75 assistências.

O destaque do melhor jogador da Macedónia do Norte

Com várias conquistas, Pandev foi uma referência no futebol italiano. Afinal, o avançado conquistou 12 títulos, onde foi também o maior matador da Taça de Itália em 2 edições, mas que venceu por 5 vezes por clubes diferentes. Além disso, venceu a Liga dos Campeões na era José Mourinho, jogando ao lado de jogadores como Sneijder, Maicon, Zanetti, Cambiasso, Eto'o e Milito. Assim sendo, Pandev é o último jogador do mítico 11 que venceu o triplete pelo Inter, destacando-se a conquista da Série A, Liga dos Campeões e Mundial de clubes na mesma época, 2010/2011.

Destaca-se assim o palmarés do jogador:

Palmarés de Goran Pandev

    • Campeão de Itália – Inter
    • 2x vencedor da Supertaça de Itália – Inter e Lázio
    • 5x vencedor da Taça de Itália – 2x Inter, 2x Nápoles e Lázio
    • Vencedor da Liga dos Campeões – Inter
    • Campeão do Mundo Fifa-Klub – Inter
    • Campeão Juvenil da Itália – Inter Sub-19
    • Campeão da Turquia – Galatasaray
    • Vencedor da Viareggio – Inter Sub-19

A despedida de Goran Pandev

Ainda que não seja um jogador que passou pelo maior campeonato do mundo, Premier League, nem que se tenha destacado entre os melhores jogadores do mundo, a verdade é que o mesmo teve uma carreira muito satisfatória, onde o mesmo também se sentiu realizado em todo o momento. Não é fácil passar por vários clubes e mesmo assim tornar-se destaque, mas o macedónio conseguiu, conseguindo mesmo terminar a sua carreira já com 39 anos, algo fora do comum, principalmente para um avançado.

Infelizmente um dos objetivos finais do avançado era qualificar a sua seleção, Macedónia do Norte, para o Mundial de 2022, mas não foi possível, pois a equipa perdeu frente a Portugal. Pandev foi internacional da equipa principal em 122 partidas, totalizando 39 golos marcados. Será, assim, um jogadores Macedónios que nunca deverá sair da mente dos adeptos durante longos anos, sendo mesmo um jogador a despedir-se com maior feito naquele país.

O fim de uma era pela Macedónia do Norte

Na realidade, Pandev estava pronto para realizar mais uma época desportiva, caso a sua seleção se qualifica-se para o Mundial, pois seria a primeira vez que iria ter esse feito, não só o jogador, como a Macedónia do Norte. Todavia, Pandev leva na sua bagagem a ida ao primeiro Europeu, com o EURO2020 a ser a primeira competição que a Macedónia se qualificou, com influência clara de Pandev, autor do golo da vitória no play-off de acesso, frente à Geórgia.